Minerva Foods e sindicatos sinalizam acordo com reajuste salarial
Devoção
Bageenses reverenciam padroeira do Brasil

Arquivo - Pelo segundo ano consecutivo não terá procissão a pé na cidade
A festa de Nossa Senhora Aparecida em Bagé será com procissão motorizada. As 10h será realizada a missa solene na Catedral São Sebastião. Depois da celebração eucarística acontece uma carreata com a imagem da padroeira do Brasil pelas ruas centrais da cidade. O cortejo encerra na rua de acesso a Comunidade Nossa Senhora Aparecida na Vila Gaúcha. Nesse local, os veículos participantes irão receber a benção.
As 15h será realizada a missa da benção da saúde de forma on-line. Pelo segundo ano, os festejos são limitados em razão da pandemia.
Histórico
A história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida tem seu início pelos meados de 1717, quando chegou a notícia de que o Conde de Assumar, Dom Pedro de Almeida e Portugal, governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, iria passar pela Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica, hoje, cidade de Ouro Preto (MG). Convocados pela Câmara de Guaratinguetá, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves saíram à procura de peixes no Rio Paraíba. Desceram o rio e nada conseguiram.
Depois de muitas tentativas sem sucesso, chegaram ao Porto Itaguaçu, onde lançaram as redes e apanharam uma imagem sem a cabeça, logo após, lançaram as redes outra vez e apanharam a cabeça, em seguida lançaram novamente as redes e, dessa vez, abundantes peixes encheram a rede.
Durante anos, a imagem ficou com Filipe, até que presenteou seu filho que, fez um oratório simples e passou a se reunir com os familiares e vizinhos, para receber todos os sábados as graças do Senhor por Maria. A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil.
Por volta de 1734, o vigário de Guaratinguetá construiu uma capela no alto do Morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública, em 26 de julho de 1745. Mas o número de fiéis aumentava e, em 1834, foi iniciada a construção de uma igreja maior (atual Basílica Velha). No ano de 1894, chegou a Aparecida um grupo de padres e irmãos da Congregação dos Missionários Redentoristas, para trabalhar no atendimento aos romeiros que acorriam aos pés da Virgem Maria para rezar com a Senhora "Aparecida" das águas.
O Papa Pio X, em 1904, deu ordem para coroar a imagem de modo solene. No dia 29 de abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor. Em 1929, o Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil.
Deixe seu comentário