Minerva Foods e sindicatos sinalizam acordo com reajuste salarial
Benéficos
Alerta é para não matar gambás

Reprodução FS - Filhotinhos estão sendo cuidados por Patrícia
Gambás são conhecidos como excelentes controladores de pragas. Isso porque a dieta deles inclui insetos, carrapatos, larvas de mosquitos e outros pequenos animais que podem ser considerados pragas agrícolas ou vetores de doenças. Ao manter a população desses animais sob controle, os gambás contribuem para a redução da propagação de doenças e para a proteção das plantações.
Em síntese, proteger os gambás é fundamental para a manutenção do equilíbrio ecológico e para a conservação da biodiversidade. Acontece que não é de hoje que o Núcleo Bageense de Proteção aos Animais faz o alerta: matar gambás é um ato criminoso e muito prejudicial. O pedido é que, neste período, a atenção seja redobrada para evitar acidentes que envolvam esses pequenos: isso porque muitas mamães gambás seus filhotes em suas bolsinhas.
A presidente do NBPA, Patrícia Coradini, publicou que está sob os seus cuidados seis filhotes muito pequenos. A mamãe deles foi morta. "Os filhotes estão bem. Mamam de duas em duas horas", comentou, sobre a rotina que requer muito amor e dedicação para salvá-los. Ela mencionou que é preciso manter os filhotes aquecidos e que o leite oferecido para eles é um especial, conhecido como Petmilk.
Patrícia lembrou que, nesta época (próximo ao início da primavera), começam os nascimentos de gambás. "E eles são marsupiais - ficam dentro das bolsinhas até criarem os pelinhos e começarem a comer", ponderou, sobre a importância de, ao encontrar algum animal morto, verificar se há filhotes na bolsinha. "O gambá é um ótimo controlador de carrapatos e cobras: precisamos muito protegê-los", alertou a presidente do NBPA.
Ela argumentou, ainda, que não há motivo para matar esses animais. "Eles não fazem mal aos humanos, pelo contrário", enfatizou. Assim, em vez de matar gambás, é importante considerar alternativas humanas e éticas para lidar com situações em que esses animais podem estar causando incômodo. Isso pode incluir a busca de soluções para evitar problemas, como a proteção de lixeiras e jardins, ou entrar em contato com especialistas em vida selvagem para ajudar na remoção segura e no realocamento de gambás. Isso, é claro, apenas quando de fato isso é necessário.
Deixe seu comentário