Previsão
Frente fria põe fim à onda de calor com temporais e ventos fortes

Priscila Petrecheli imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A frente fria trará instabilidade severa, com chuva forte, queda de granizo e ventos intensos
A onda de calor que castiga o Rio Grande do Sul desde o início do mês está prestes a terminar com a chegada de uma frente fria. No entanto, essa mudança trará instabilidade severa, com chuva forte, queda de granizo e ventos intensos que podem causar danos. A formação de grandes nuvens de tempestade será favorecida pelo encontro da massa de ar quente com a frente fria, resultando em alagamentos e vendavais localizados.
Após o calor atingir seu pico nessa terça-feira, com temperaturas acima de 40°C em grande parte do Estado, nesta quarta a onda terá seu último dia, com a temperatura ainda elevada na Metade Norte antes da chuva. Enquanto isso, na Metade Sul, a queda térmica será mais significativa. A instabilidade se espalhará por um maior número de municípios, e os temporais podem trazer chuvas volumosas e vendavais fortes. Contudo, a sensação de abafamento será intensa devido ao aumento da umidade, tornando o dia desconfortável.
Há risco de ventos acima de 100 km/h, destelhamentos, queda de árvores e falta de energia elétrica. O calor excessivo também aumenta a possibilidade de fenômenos extremos, como microexplosões atmosféricas. Embora não seja possível prever os locais exatos dos eventos mais intensos, as áreas de maior risco incluem o Oeste, Centro, Sul e Leste do Estado, conforme destacou a MetSul Meteorologia.
Na quinta-feira, a frente fria estará sobre o Estado, derrubando as temperaturas para máximas entre 25°C e 27°C em muitas cidades. Apenas o Noroeste ainda terá calor, mas menos intenso. A chuva se espalhará por praticamente todo o Rio Grande do Sul, podendo ser volumosa na Metade Sul. A partir de sexta-feira, a temperatura voltará a padrões mais próximos da normalidade para esta época do ano, com máximas ao redor de 30°C em muitos municípios.
Deixe seu comentário