BAGÉ WEATHER

Política

PT pede vista e adia votação de 'miniCPI' do Funrural

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Proposta foi apresentada por Jerônimo Goergen

Proposta de Fiscalização e Controle de autoria do deputado Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) pretende investigar valores pagos pelos produtores rurais ?

Um pedido de vista solicitado pelo deputado Pedro Uczai (PT-SC) adiou, nessa quarta-feira, a votação da Proposta de Fiscalização e Controle (PFC) 30/2019, que pretende investigar os valores pagos pelos agricultores brasileiros no âmbito do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural?(Funrural). O relator da proposta, deputado Fausto Pinato (Progressistas-SP), concluiu a leitura do seu relatório, favorável à realização da investigação por parte da Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (CAPADR). O parlamentar disse entender a responsabilidade do governo federal em arrecadar tributos e contribuições, só que neste caso se trata de uma cobrança indevida.

Autor da PFC, Goergen destaca que o instrumento funciona como uma "miniCPI", já que dispõe de instrumentos legais para requisitar documentos, solicitar oitivas de autoridades e propor soluções legislativas para corrigir eventuais distorções apuradas. "Na minha opinião, o caso Funrural representa uma das maiores injustiças fiscais da nossa história recente. Da noite para o dia, a partir da mudança de um voto no STF, o produtor rural se descobriu devedor de um passivo bilionário. O governo federal, a partir de uma promessa de campanha do presidente Jair Bolsonaro, teve a oportunidade de corrigir esse absurdo, mas lamentavelmente não houve solução", recordou o parlamentar, que também é autor do Projeto de Lei 9252/2017, que disciplina a remissão das dívidas do Funrural.

O parlamentar comentou que chegou o momento do setor produtivo se mobilizar e cobrar dos integrantes da Comissão de Agricultura a aprovação do PFC 30/2019. "Vamos ver agora quem está do lado do produtor rural e aqueles que apenas jogam para a torcida. É importante que todos possam ligar para os gabinetes, mandar e-mail, entrar em contato pelas redes sociais. Esse é o momento de pressionar", destacou. Com o pedido de vista (para análise), uma proposta que se encontra em votação numa comissão é retirada da pauta e deve ser devolvida no prazo de duas sessões do plenário da Câmara.

 

Prefeito recebe homenagem do Exército Anterior

Prefeito recebe homenagem do Exército

Vereador encaminha anteprojeto de renda básica? Próximo

Vereador encaminha anteprojeto de renda básica?

Deixe seu comentário