BAGÉ WEATHER

Panorama

Presidente da Rural avalia o ano e projeta 2022

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Mello fala das relações da entidade ruralista com o Uruguai

Na série de avaliações que o Folha do Sul faz com lideranças de diversos setores, a reportagem conversou com o presidente da Associação e Sindicato Rural de Bagé, Geraldo Brossard Corrêa de Mello. O dirigente assumiu a gestão em meio a pandemia e teve que, junto com a diretoria da entidade, que é uma das mais importantes do país, buscar readequações e não deixar arrefecer a feira de rústicos mais antiga do Brasil - a Expofeira. Foi preciso se reinventar e, nesse contexto, entrou com toda força a era digital no agronegócio, quando o presencial deu lugar ao virtual, com a realização de leilões e eventos dessa forma.

Mello enfatizou que a entidade ruralista teve um forte avanço no ano de 2021 em relação a 2020. Segundo ele, não só na parte da organização do Parque Visconde de Ribeiro Magalhães, mas também na questão comercial. O presidente recordou que foi possível fazer a Expofeira, em outubro, e que este é o maior e mais importante evento da Rural. "Fizemos um evento muito importante não só na parte comercial, como de entretenimento, com shows de alta qualidade e as gineteadas que tanto o público aprecia", disse.

Além disso, destacou como de suma importância a presença do senador uruguaio, Sérgio Botana (Partido Nacional), na abertura oficial da 109ª Expofeira, este ano. O parlamentar representou o presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, no evento. De acordo com Mello, a Rural está avançando nessas relações, que tem por objetivo mostrar a pujança do agronegócio bageense e da região, por meio das cabanhas que são as estrelas primordiais da Expofeira.

O dirigente lembrou que o ano abre, com a Agrovino - que é uma das mais importantes exposições de ovinos e que vai para a 14ª edição. Outro evento apontado como muito importante e que foi realizado este ano em meio a pandemia, foi a 8ª edição do Simpósio Produção de Soja na Região da Campanha. E para fechar o ano com chave de ouro, o Trempanito com o Redomão da Lagoa e o Remate das Mulheres Pampeanas.

Aluguéis no parque

O presidente da Rural relatou que está avançando a parte comercial dentro do Parque Visconde Ribeiro Magalhães, com aluguéis de diversos prédios e que a previsão é avançar cada vez mais, em 2022. Segundo ele, para manter a estrutura do parque e investir em melhorias, é preciso arrecadação. "Isso está sendo elaborado pela diretoria de uma forma muito consistente para que as coisas aconteçam da forma mais rápida possível", comentou.

Outra iniciativa foi o aumento da segurança no parque. Mello informou que foi ampliado o número de câmeras de monitoramento, com mais vigilância no principal portão de acesso ao parque.

Em relação ao ano de 2022, o dirigente ruralista disse que a esperança é que a pandemia amenize com a vacinação. Apesar das variantes estarem assustando, no entanto, acredita que, com a imunização, tudo seja controlado.

Mello argumentou que o agronegócio é a sustentação da economia do país, e que o Brasil é pólo mundial de alimentos. "E nós estamos dentro desse contexto de uma forma muito singular. O ano de 2022 é de otimismo que as coisas aconteçam da melhor forma possível, com saúde e prosperidade", pontuou o presidente da Rural.

Novidade

De acordo com Mello, para outubro do ano que vem, deve acontecer uma festa com produtos elaborados na região, como ovinho, azeite de oliva, cordeiro e carne bovina das raças britânicas. Segundo ele, será um momento de degustação desses produtos da região. 

Prova encerra primeira fase de avaliações Anterior

Prova encerra primeira fase de avaliações

Prazo para declaração anual de animais é alterado Próximo

Prazo para declaração anual de animais é alterado

Deixe seu comentário