Rebanho
Estresse térmico na região é mais expressivo nos cordeiros

Reprodução/Internet imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Rebanhos mantidos em pastagens de inverno cultivadas apresentam boas condições corporais
Apesar das baixas temperaturas, as condições de umidade do solo contribuíram para o desenvolvimento das pastagens de inverno, garantindo a oferta de alimentos em quantidade e qualidade para os rebanhos. No caso dos ovinos, os rebanhos mantidos em pastagens de inverno cultivadas apresentam boas condições corporais; já os mantidos em campo nativo apresentaram queda de peso, expondo condições de emagrecimento em matrizes, borregos e borregas da última temporada. De acordo com levantamento da Emater/RS-Ascar, as matrizes ovinas em gestação estão recebendo vermífugos; porém, em diversos locais, principalmente nas criações laneiras, já ocorrem partos, e o foco do manejo são os cordeiros.
Conforme a Emater, na regional de Bagé, onde as condições meteorológicas foram extremamente rigorosas, o estresse térmico foi mais expressivo nas fêmeas em que se realizou o manejo de esquila pré-parto com remoção de maior quantidade de lã. De acordo com técnicos da Emater, nesses casos, é importante a oferta de pastagens de boa qualidade e quantidade suficiente para atender a demanda nutricional elevada, a fim de contemplar a formação do cordeiro e a manutenção da temperatura corporal. As raças produtoras de carne estão no terço final da gestação e o preço médio do cordeiro para abate no Estado aumentou 3,67%, ficando em R$ 9,33/kg vivo.
Deixe seu comentário