Comércio
Vendas ficam aquém do esperado em fevereiro

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Promoções seguem ativas para atrair consumidores
Quem anda pela principal avenida da cidade, a Sete de Setembro, percebe que o período é de liquidações. As promoções começaram de forma bastante antecipada, em janeiro, e perduram, com aumento considerável dos descontos, conforme o verão avança. Há estabelecimentos de roupas, calçados e itens de cama, mesa e banho que destacam a possibilidade de adquirir peças com descontos de até 70%. Outras lojas, inclusive de peças de vestuário infantil, garantem que todo o estoque está com 50% de desconto. E há aquelas que anunciam 50% de desconto para pagamentos à vista e 40% no prazo.
Porém, nem ao menos os descontos atrativos conseguiram impulsionar as vendas no mês de fevereiro. Pelo menos não de acordo com as expectativas do setor. Se em janeiro os negócios foram prejudicados pelo calor extremo, desta vez os feriados atrapalharam o desempenho. Pelo menos é o que aponta a Associação Comercial e Industrial de Bagé, a Aciba. Conforme o presidente da entidade, Eduardo Soares, em contato com empresários de diversos seguimentos do comércio, a informação obtida pela Aciba é de que, de forma geral, as vendas em fevereiro foram bem menores do que o esperado.
"Sabemos que o feriado prolongado do Carnaval tem um impacto desafiador, pois muitas pessoas aproveitam esse período para viajar e parte dos recursos acabam sendo direcionados para esse fim, exceto no seguimento de materiais escolares, em virtude da volta às aulas", contextualizou. Mas há boas expectativas para o segundo bimestre deste ano, que inicia nesta quarta-feira, com o primeiro dia do mês de março. Aliás, o mês de março deve ser um dos melhores do período, segundo prospectou Soares. "Estamos com uma ótima expectativa para esse próximo bimestre, principalmente para este mês de março, onde a circulação de pessoas volta ao normal e teremos mais dias úteis para as vendas", enfatizou.
Período anterior
Soares, em reportagem publicada no fim de janeiro, garantiu que, embora o comércio, de uma forma geral, tenha realizado várias promoções no período, as vendas ficaram bem abaixo do esperado. Ele lembrou que foi um mês com dias muito quentes e onde muitas pessoas se afastaram da cidade para aproveitar as férias. Inclusive, ele realizou o mesmo levantamento que desse mês de fevereiro, e explicou que, em conversa com alguns empresários, a Aciba constatou que as vendas ficaram "bem abaixo dos resultados mínimos esperados para o período". Na ocasião, ele ponderou que janeiro e fevereiro são mesmo períodos quando as vendas ficam abaixo do que é considerado dentro de uma normalidade.
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