Competição
Outonal seleciona os oito primeiros exemplares à Morfologia

Divulgação/ABCCC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Prova foi realizada no Parque Assis Brasil, em Esteio
Com 62 animais confirmados e 12 incentivos, a Expo-Outonal iniciou às 8h dessa quarta-feira, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A seletiva, que contou com transmissão ao vivo nos canais oficiais da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), garantiu os primeiros oito animais (quatro machos e quatro fêmeas) para a final morfológica e abre as disputas de conformação da raça crioula.
Sob os olhos do jurado Darlei Hess, criador da raça há 22 anos, que julgou a sua primeira passaporte como jurado lista 1, a qualidade dos exemplares marcou a primeira etapa morfológica do ciclo. E quem chamou mais a atenção nas filas morfológicas formadas na pista foi PP Zara da Renascer-TE. Uma potranca que, segundo o jurado, surpreendeu com suas andaduras consideradas "nota cheia", além de mostrar boas angulações, bom nível de aprumos, boa estrutura óssea, pescoço leve, bons garrões, garupa e mais uma leva de adjetivos dedicados a essa. Não é à toa que a égua zaina levou as escarapelas de Campeã Potranca Maior, Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça. ?
Já na categoria machos, RZ No Me Toques II da Carapuça conquistou a escarapela de Potranco Menor e Grande Campeão e ainda compôs um time de peso. Inclusive, dividindo o pódio com um Reservado Grande Campeão de RP 02 da Cabanha Don Gonçalo, de Cruzeiro do Sul/RS: Don Gonçalo Melchor.
Prestigiando a etapa, o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, Onécio Silveira Prado Júnior, também realizou a entrega de prêmios nas principais categorias. Outros membros da diretoria também participaram da entrega de prêmios, como os vices-presidentes, José Luiz Lima Laitano e Eduardo Móglia Suñe, o vice-presidente executivo de provas funcionais, exposições morfológicas e expansão, Eduardo Neto de Azevedo, e a segunda-secretária, Márcia Mascarenhas Linhares.
Em razão da pandemia, o acesso ao Parque Assis Brasil está com restrições. Só pode entrar um veterinário (com CRMV), um tratador, um ginete e expositor por animal. Pessoas com a segunda dose da vacina feita há mais de 30 dias podem entrar no parque mediante comprovação.
As provas podem ser acompanhadas a distância, por meio dos canais de transmissão da ABCC, que têm como apresentadora a jornalista Estela Facchin, com comentários do técnico Alexandre Suñé.
Deixe seu comentário