Gauchão 2022
Guarany sofre goleada e se complica no campeonato

Volmer Perez/Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Próximo confronto, contra o Grêmio, acontece no domingo
O dia de quarta-feira definitivamente não foi do Guarany. A confirmação de um surto de covid-19 entre os atletas acabou refletindo em campo diante do Brasil de Pelotas. No estádio Bento Freitas, o alvirrubro sofreu uma goleada de 4 a 1 e viu sua situação no Campeonato Gaúcho ficar ainda mais complicada.
Diante das opções que restaram ao técnico Badico, o Guarany entrou em campo com uma formação diferente da que vinha sendo utilizada nas duas últimas partidas. Ainda assim, no início da partida o time tentava demonstrar alguma assertividade nas jogadas. Mas o balde de água fria veio muito cedo. Aos três minutos, Marcelinho lançou Bruno Paulo, que rolou para o meio da área. Joanderson, que estava livre de marcação, empurrou para as redes e abriu o placar da partida precocemente.
O Guarany tentou não mostrar desespero e não abriu espaços em busca de tentar igualar o placar. Mas é evidente que o gol muito cedo colocou abaixo qualquer plano tático que pudesse ser executado em campo. Já o Brasil de Pelotas, que tentava conquistar a sua primeira vitória no torneio, embalou após o gol e seguiu pressionando o alvirrubro em busca da ampliação do placar. Aos 12 minutos o Xavante teve duas excelentes oportunidades em uma única jogada. Luizinho tabelou com Bruno Paulo pela esquerda e chutou cruzado para a defesa do goleiro Otávio. No rebote, Joanderson acabou chutando para fora.
A pressão exercida pelo Brasil de Pelotas surtiu efeito e a ampliação do placar veio aos 25 minutos, novamente pelos pés de Joanderson. Juliano recuperou a bola ainda no campo ofensivo, tocou para Joanderson, que bateu cruzado, tirando qualquer chance do goleiro defender.
A partir do segundo gol o domínio Xavante foi total na partida. O Guarany não conseguia esboçar qualquer tipo de reação. Com isso, a goleada foi decretada ainda no primeiro tempo. Aos 34 minutos, Joanderson passou de goleador para garçom. Ele tocou a bola para Marllon, na entrada da grande área e ele chutou na saída de Otávio, marcando o terceiro gol dos donos da casa.
Nos minutos finais do primeiro tempo o alvirrubro até tenta uma reação. O time chega a ter um bom chute com Rafael Carrilho, mas a bola vai para fora.
No início do segundo tempo o Guarany tentava reagir e um dos grandes responsáveis por isso foi Wallan Luan. Ele abria as jogadas nas laterais e propunha um jogo um pouco mais aberto. Ele criou uma jogada pela direita, em que costurou a bola e chutou para o gol, mas o goleiro Marcelo defendeu.
Mas, novamente, veio outro balde de água fria. Aos nove minutos houve uma cobrança de falta para o Brasil de Pelotas. Fernando Fonseca ajeita de cabeça e Helerson marca o quarto gol Xavante da noite.
Logo em seguida, Wallan Luan aparece e garante uma chance para o Guarany. Ele escapa pela direita e, já dentro da grande área, recebe a carga do adversário. A arbitragem marca a infração. Na cobrança do pênalti, Eduardo, de perna direita, coloca a bola no canto rasteiro e marca o gol de honra alvirrubro.
O Guarany ainda chegou a levar um quinto gol. Thiago Santos, de cabeça, colocou a bola no fundo da rede, mas a arbitragem anulou o lance.
No restante do jogo o Brasil de Pelotas apenas teve o trabalho de administrar a partida. Novamente o Guarany tentou alguma reação nos minutos finais, mas já sem forças e tempo para ser efetivo.
Desafio
O Guarany tem um desafio muito duro na próxima rodada. No domingo, às 19h30min, o alvirrubro pega o Grêmio, na Arena. Pelo planejamento divulgado pelo clube e antecipado pelo jornal Folha do Sul, o time titular é que deve entrar em campo. Ou seja, enquanto o alvirrubro ainda estará desfalcado - além dos atletas que testaram positivo para covid-19, o zagueiro Diego Rocha levou o terceiro cartão amarelo e deve cumprir suspensão automática -, o tricolor irá a campo em casa e com força máxima.
Ficha técnica
Brasil de Pelotas: Marcelo, Marcelinho, Fernando Fonseca, Helerson e Gabriel Araújo; Juliano (Ruan), Luiz Menezes (Karl), Marllon e Luizinho (Luiz Felipe); Bruno Paulo (Thiago Santos) e Joanderson (Henrique Ávila)
Técnico: Jerson Testoni
Guarany: Otávio, Wesley, Diego Macedo (Léo Kanu), Diego Rocha e Wagner Freitas (Juninho Tardelli); David, Rafael Carrilho (Robert William), Jefferson Bernardo (Denilson) e Leandro Canhoto; Wallan Luan e Eduardo (Marcos Paulo)
Técnico: Badico
Arbitragem: Francisco Soares Dias; Lúcio Flor e Cássio Dornelles; Marcello Domingues Neto
Gols: Joanderson (duas vezes), Marllon e Helerson (Brasil de Pelotas); Eduardo (Guarany)
Cartões amarelos: Luiz Menezes e Marllon (Brasil de Pelotas); Diego Rocha e David (Guarany)
Deixe seu comentário