Representatividade
Campanha incentiva mais mulheres na política

Divulgação - Em Bagé apenas duas vereadoras foram eleitas na eleição de 2018
Nesta terça-feira estreia em rede nacional, a nova campanha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE): Mais Mulheres na Política 2022. A ação ficará no ar até o dia 17 de julho,.
Se por um lado as mulheres representam 52% da população brasileira, no outro extremo, ocupam apenas 12% das prefeituras, somente 15% do Congresso Nacional e nem 4% nos governos estaduais. Para 25 governadores homens eleitos, há uma única? governadora eleita.
Apesar de serem a maioria do eleitorado, o número de candidatas (33,6%) é quase a metade do número de candidatos homens (66,4%).
Em Bagé, dos 17 vereadores apenas seis mulheres ocupam as cadeiras - duas delas foram eleitas e quatro ocupam o cargos porque os titulares assumiram secretarias no governo municipal.
As peças da iniciativa do TSE destacam exatamente a diferença entre o Brasil real e o Brasil político e finalizam com o slogan da campanha: "Mais mulheres na política. A gente pode, o Brasil precisa".
Para o presidente do TSE, ministro Edson Fachin, a democracia sem a expressão do feminismo se atrofia, torna-se uma mera formalidade, perde a representatividade.
Segundo ele, a democracia, para ser plena, tem que apresentar a sua face feminina. "Além da questão da visibilidade das mulheres, há também a questão da efetividade das medidas que visam garantir a elas o acesso e a voz nos espaços da vida política do país. A Justiça Eleitoral está do lado da materialização dos direitos que são inerentes à condição feminina", destaca.
De acordo com a ministra do TSE Maria Cláudia Bucchianeri, além das campanhas que o TSE realiza, que vem incentivando uma maior participação feminina da política, a Justiça Eleitoral vem se tornando um espaço que reverbera as demandas sobre o tema. "O TSE vem se tornando um centro de luta contra a violência política de gênero, sobretudo, e catalisando ações que ampliam a participação feminina em postos de lideranças políticas", afirmou.
Deixe seu comentário