BAGÉ WEATHER

Na Câmara

Comissão aprova detalhamento de arma e motivação em boletins de ocorrência

Kayo Magalhães - Texto aprovado é o substitutivo do relator, Delegado Paulo Bilynskyj

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que define novos critérios para o preenchimento de boletins de ocorrência e a organização de dados pelas secretarias estaduais de segurança. A medida visa uniformizar e qualificar as informações disponíveis sobre os crimes registrados no país.  

Segundo o texto aprovado, os bancos de dados das autoridades de segurança pública estaduais deverão ser organizados com base na motivação dos crimes — como razões familiares, financeiras ou passionais. Além disso, os relatórios finais dos inquéritos policiais das polícias civil e federal deverão especificar o tipo de crime, o meio utilizado e sua motivação. Esses relatórios deverão ser enviados ao órgão nacional de segurança pública, pelo menos, duas vezes ao ano.  

A proposta determina ainda que os boletins de ocorrência passem a conter um perfil detalhado da arma usada no crime. A intenção é melhorar a coleta de dados para o desenvolvimento de estratégias de prevenção e enfrentamento da violência, com base em evidências concretas sobre os delitos praticados.  

A medida foi aprovada por meio de um substitutivo apresentado pelo deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) ao Projeto de Lei 2668/24, da deputada Erika Hilton (Psol-SP). O projeto original previa um campo obrigatório nos BOs para registro da motivação presumida ou declarada de crimes de homotransfobia, com o objetivo de fortalecer o acesso à Justiça da população LGBTQIA+.  

Entretanto, o relator considerou que a inclusão desse campo não garantiria a elucidação dos casos e poderia comprometer o trabalho investigativo. Segundo Bilynskyj, haveria risco de direcionar políticas públicas com base em presunções, e não em dados confirmados por investigações. Para ele, o foco deve estar em critérios objetivos, como o tipo de crime, o meio empregado e o perfil da arma utilizada. 


Estado reforça segurança com 383 novos policiais penais Anterior

Estado reforça segurança com 383 novos policiais penais

Tecnologia reforça ações da Brigada Militar Próximo

Tecnologia reforça ações da Brigada Militar

Deixe seu comentário