BAGÉ WEATHER

Imunização

Vacinação das crianças contra a covid-19 deverá ser no Camillo Gomes

Arquivo/FS - Espaço conta com estrutura para observação das crianças de 5 a 11 anos

A expectativa, agora, é pela chegada das doses para o início da vacinação das crianças. Os imunizantes devem chegar a Rainha da Fronteira a partir de segunda-feira, como comentou o coordenador da Vigilância em Saúde, Geraldo Gomes. A previsão é de que a imunização daquelas entre 5 e 11 anos comece no dia 19, simultaneamente em todos os municípios do Estado. Gomes afirmou que os últimos detalhes da logística estão sendo tratados, mas que tudo deverá ocorrer da melhor forma, porque a equipe da Saúde de Bagé já vinha se preparando para isso. A vacinação das crianças deverá ocorrer em um único local. A princípio, no Camillo Gomes.

O secretário de Saúde, Michelon Apoitia, explicou que a escolha do Camillo Gomes foi motivada pela estrutura, onde pais e crianças poderão permanecer sentados para a espera necessária após a vacinação. O fato da vacinação ocorrer em apenas um local também facilita, conforme o coordenador da Vigilância em Saúde, a observação pela qual os pequenos devem ser mantidos após a aplicação das doses (serão 20 minutos em observação). O horário será diferenciado para evitar que as crianças e seus pais encontrem os demais pacientes que procuram os postos diariamente: será das 16h às 20h, como revelou Apoitia, e, aos sábados, durante todo o dia. Gomes acrescentou que como há dois acessos, entrada e saída das crianças serão por locais distintos.

Vale mencionar que, pelo cronograma do Estado, os primeiros vacinados serão meninos e meninas com alguma comorbidade, como hipertensão, diabetes ou asma, ou imunossuprimidos. As crianças sem comorbidades serão o próximo grupo vacinado. Pelo cronograma divulgado pelo Estado, a imunização delas também poderá começar neste mês, com a primeira dose sendo aplicada para quem tem 11 anos de idade. Em fevereiro, deverá iniciar a vacinação dos meninos e meninas de 10 e de 9 anos. Em março, será a vez daqueles com 8 anos. Para as outras idades, a Secretaria da Saúde aguarda a previsão de remessas de vacinas pelo Ministério da Saúde.

Nessa sexta-feira, um lote com 59,1 mil doses de vacinas da Pfizer, destinadas às crianças, chegou no começo da tarde na capital do Estado. Do aeroporto, os imunizantes foram levados para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul.


Orientações do Estado

A aplicação deverá ser realizada em sala exclusiva, com um espaço para recepção de crianças e responsáveis, que deverão permanecer no local por 20 minutos. Eventos adversos após a vacinação devem ser notificados no e-SUS Notifica, sistema de registro do Ministério da Saúde.

Economia gaúcha cresce 12,2% em 2021 Anterior

Economia gaúcha cresce 12,2% em 2021

UPA terá testagem no sábado e no domingo Próximo

UPA terá testagem no sábado e no domingo

Deixe seu comentário