Neste sábado
Planetário da Unipampa detalha como acompanhar eclipse

Reprodução FS - Alerta é para nunca olhar diretamente para o Sol
Um dos principais eventos astronômicos do ano é o eclipse solar “anel de fogo”, neste 14 de outubro, e que será visível em regiões da América do Sul, inclusive no Brasil. Em síntese, trata-se de um eclipse solar anular, que irá obscurecer parcialmente os céus. De acordo com informações do Planetário da Unipampa, no Rio Grande do Sul, o fenômeno começará, neste sábado, por volta das 16h. "O máximo do fenômeno ocorrerá pelas 16h47min, e o eclipse acabará antes das 18h", detalhou. Ao Folha do Sul, o professor Guilherme Marranghello, coordenador do projeto Astronomia para Todos, ressaltou: "Use vidro de soldador número 14 para a observação e nunca olhe por muito tempo".
O Planetário também detalhou como acompanhar um eclipse solar com segurança e alertou que olhar diretamente para o Sol pode causar cegueira em 15 segundos - os danos podem ser permanentes. "Pior ainda se usar diretamente binóculos, lunetas telescópios para acompanhar o eclipse", ponderou, ao enfatizar que, em qualquer uma dessas situações, o observador vai ficar cego. "Uma boa opção para a visualização direta do eclipse é o vidro de soldador número 14 (ou 16). Colocando-o diante dos olhos, podemos visualizar o disco solar tranquilamente e com segurança. Esses vidros de soldador são facilmente encontrados em ferragens por preços acessíveis", explicou a equipe do Planetário.
"Mas não vá usar um vidro com numeração menor, que pode causar problemas na retina", completou. "Uma opção interessante é observar o eclipse através do princípio da câmera escura, mas não precisa arranjar uma caixa gigante não. Basta um pedaço de papelão, isopor ou plástico, desde que seja grande e opaca a ponto de dar uma sombra no chão", sugeriu, ainda. "Faça um pequeno furo bem no meio desse papelão, isopor, plástico: pode ser com um prego, mas faça-o pequeno, e o mais circular possível. O princípio da câmara escura funciona por projeção, então deixe seu papelão fazer sombra no chão, e perceba que há uma bolinha de luz no meio da sombra", orientou. "O furinho vai projetar as fases do eclipse solar no chão", completou.
Mais uma dica é vislumbrar esse princípio na sombra das folhas das árvores. "Entre as sombras, verá meias-luas de luz. Lembrando: não olhe diretamente para o Sol e não use radiografias. Acompanhe o eclipse com segurança", reiterou a equipe. "O fenômeno começará por volta das 16h, quando a Lua começará a cobrir o Sol, e deixará de ser visível pouco antes das 18h. O eclipse do tipo Anel de Fogo ocorrerá na região Norte e Nordeste do Brasil, mas aqui no RS, a Lua cobrirá aproximadamente 17% do disco solar. O máximo do fenômeno será em torno das 16h47min", detalhou o Planetário, sobre o fenômeno.
Deixe seu comentário