BAGÉ WEATHER

Conflito

Idosas bageenses retornam no primeiro voo de Tel Aviv

Reprodução FS - Primeiro avião a sair com repatriados na zona de conflito

Duas idosas de Bagé embarcaram no primeiro voo da Força Aérea Brasileira (FAB), que decolou ontem, de Tel Aviv, com 211 brasileiros. Neli Calvete, de 90 anos, e Marta Martins, de 64, estavam em Jerusalém quando começaram os ataques do Hamas a Israel.

A Base Aérea de Brasília está preparada para receber a primeira leva de repatriados brasileiros. O cargueiro KC 30, com 211 passageiros mais tripulação, deve aterrissar em Brasília por volta das 4h desta quarta-feira. A euforia tomou conta. Antes do embarque, os brasileiros cantaram o Hino Nacional.

A filha de Neli, Andrea Calvete, relatou que as duas bageenses não ouviram os bombardeios porque estavam resguardadas no hotel, em Jerusalém - os ataques estão acontecendo em Tel Aviv. “Lá elas não ouviram tocar as sirenes, nada. Elas não chegaram as ver todo esse horror que a mídia mostra. Nós aqui, muito apreensivos, mas sempre tendo notícias delas”, falou.

Andrea disse que as duas foram para Jerusalém em uma excursão que saiu de Brasília. Segundo ela, no dia da chegada na Terra Santa, começou o conflito em Israel.
A filha de Marta, Celina Fabian, comentou que as duas ficaram no hotel por segurança até ontem, quando foram levadas junto com o grupo para o aeroporto de Tel Aviv.

Operação sem precedentes
O governo brasileiro anunciou, ontem, quando decolou de Tel Aviv o primeiro avião da FAB, com 211 passageiros. A previsão do pouso em Brasília era para o início da madrugada desta quarta-feira. Estão previstos mais cinco voos até o próximo domingo, 15 de outubro.

A Embaixada em Tel Aviv continua recebendo, por meio de formulário on-line (disponível em https://www.gov.br/mre/pt-br/embaixada-tel-aviv), os dados de brasileiros interessados em repatriação. Os candidatos à repatriação estão sendo acomodados em listas de prioridade. O Ministério das Relações Exteriores reiterou a orientação no sentido de todos os nacionais que possuam passagens aéreas, ou condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais a partir do aeroporto Ben-Gurion, que continua a operar.

O Escritório de Representação em Ramalá segue em contato com os brasileiros na Faixa de Gaza e com as autoridades responsáveis na região. A Embaixada do Brasil no Cairo, por sua vez, segue em contato com as autoridades egípcias para verificar a viabilidade da passagem segura para o Egito dos nacionais interessados em serem retirados da Faixa de Gaza.

O Governo brasileiro reitera sua recomendação de se evitar quaisquer deslocamentos não essenciais para a região.

Contatos
Os plantões consulares da Embaixada em Tel Aviv (+972 (54) 803 5858) e do Escritório de Representação em Ramala (+972 (59) 205 5510), com “Whatsapp”, permanecem em funcionamento para atender nacionais em situação de emergência.
O plantão consular geral do Itamaraty também pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.

Planetário da Unipampa detalha como acompanhar eclipse Anterior

Planetário da Unipampa detalha como acompanhar eclipse

Casa da Menina aceita brinquedos para presentear criançada Próximo

Casa da Menina aceita brinquedos para presentear criançada

Deixe seu comentário