Doação
Hemopel precisa de sangue O com urgência

Arquivo/FS -
Os Hemocentros de todo o Estado enfrentam uma grave crise de abastecimento de sangue. Esse quadro se repete desde o começo da pandemia de coronavírus, quando as doações diminuíram drasticamente. Agora, o Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel), que abastece as regiões Sul e Campanha, está precisando com urgência de doadores.
De acordo com a assistente social da unidade, Márcia dos Santos Lages, a principal demanda no momento é por bolsas de sangue dos tipos O negativo e O positivo. "O estoque está desabastecido desses tipos", alertou.
Ela informou que também há falta de outros tipos de sangue, mas que os principais no momento são do tipo O. "Estado crítico", definiu sobre o estoque.
Em recente reportagem do jornal Folha do Sul, a assistente social já havia manifestado preocupação quanto ao estoque. É que nesta época do ano as doações sempre diminuem. Muitos doadores viajam para passar as férias em outros lugares e não comparecem ao Hemopel para fazer a doação, deixando a unidade desabastecida. Por outro lado, a demanda por sangue também aumenta, já que com maior fluxo de pessoas nas estradas há mais acidentes onde os envolvidos precisam de transfusão. Também algumas pessoas aproveitam o período de férias para realizarem procedimentos cirúrgicos eletivos, que também requerem a utilização de sangue.
Por isso, a queda no número de doações é um problema grave que afeta toda a metade Sul do Estado, sobretudo quem sofre algum tipo de acidente ou que precisa fazer qualquer tipo de procedimento médico que dependa de sangue.
A unidade fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30min. O Hemopel fica na avenida Bento Gonçalves, 4 569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense. O telefone para contato é o (53) 3222 3002 ou o WhatsApp (53) 98156 1209. Neste final de ano o Hemopel funciona até hoje, retornando em 2022
Quem pode doar
As regras gerais para doação são ter entre 16 e 68 anos e peso superior a 50 quilos. No caso dos adolescentes, eles precisam da autorização do responsável legal para fazer a doação. Também é necessário que o doador procure o Hemopel portando um documento de identificação com foto. No dia da doação, o doador precisa estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior a doação, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e evitado fumar uma hora antes. Os homens podem doar a cada dois meses, totalizando, no máximo, quatro vezes ao ano; já as mulheres podem fazer a doação a cada três meses, até três vezes por ano.
Outra orientação do Hemopel é que pode doar sangue qualquer pessoa saudável, sem sintomas gripais, que não teve contato com suspeitos ou diagnosticados com a covid-19. Quem teve a doença pode doar após 30 dias de ser considerado curado.
Situação
Há alguns meses Bagé luta pela vinda de uma sala de coleta de sangue para a cidade, deixando de lado a necessidade de que os bageenses tenham que se deslocar até Pelotas para fazer as doações.
A reportagem do jornal Folha do Sul conversou com o secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Michelon Apoitia. "Essa semana teremos novidades", garantiu. De acordo com as informações obtidas pela reportagem, ele está em Porto Alegre para tratar de diversos assuntos. Entre eles, uma reunião sobre a questão do sangue está programada.
Carona
O Hemopel oferece carona para grupos. Para quem mora em Pelotas, o transporte está disponível para grupos de seis a 12 pessoas. Já para os municípios vizinhos, a carona pode ser agendada para grupos de 12 pessoas. Independentemente da carona, grupos de doadores podem ser agendados previamente por telefone ou WhatsApp para que a equipe de acolhimento esteja preparada e o tempo de espera seja menor.
Deixe seu comentário