BAGÉ WEATHER

Religião

Celebração de Corpus Christi será marcada por fé e solidariedade

Divulgação - Festa é convite para meditação sobre valor e importância da Eucaristia

A celebração da Festa de Corpus Christi será realizada nesta quinta-feira, dia 19. Para a Igreja Católica, a data marca a instituição da eucaristia. Durante a parte da manhã, há a confecção do tapete colorido, que é estendido na rua por onde passa a procissão, com a hóstia sagrada. Apesar da data ser ponto facultativo, no Brasil é feriado. 

Roteiro 

A confecção dos tapetes começa às 8h da manhã, em frente a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora e se estende pela rua Marechal Deodoro e seguindo pela avenida Sete de Setembro até a Catedral de São Sebastião. 

O tapete colorido é feito por escolas municipais e particulares, paróquias, Santuário e Capelania Militar, movimentos sociais, e representantes de entidades.  

Às 15h, ocorre a Santa Missa, na Paróquia Auxiliadora, seguida pela procissão que irá até a Catedral. 

Campanha 

Durante a programação religiosa, a comunidade está convidada a contribuir com doações de roupas, alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e itens de higiene pessoal. Os itens poderão ser entregues ao longo do trajeto da procissão e nas paróquias. 

As doações arrecadadas serão destinadas para entidades beneficentes da cidade. 

Histórico 

A palavra “Corpus Christi” vem da língua latina e tem como significado: Corpo de Cristo. A festa celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte de Pentecostes.  

Sua origem remonta ao século XIII, tendo sido instituída pelo Papa Urbano IV (1262-1264). A solenidade entra no calendário litúrgico da Igreja para enfatizar a presença de Jesus no pão e no cálice consagrados. Após a consagração se torna: Jesus sacramentado. 

Conta a história que um sacerdote chamado Pedro de Praga, muito piedoso e zeloso pastoralmente, vivia angustiado por dúvidas sobre a presença real de Cristo no pão consagrado. Seguiu então em peregrinação ao túmulo dos Apóstolos Pedro e Paulo em Roma, a fim de pedir o dom da fé. Ao passar por Bolsena (Itália), enquanto celebrava a Santa Missa, a dúvida surgiu novamente. 

Porém, foi na hora da consagração que a resposta veio em forma de milagre: a sagrada hóstia branca se transformou em carne viva, respingando sangue, manchando o corporal (paninho branco no qual é colocado as sagradas espécies consagradas), o sanguíneo (paninho de limpar o cálice) e a toalha do altar.  

Após solicitação do Papa Urbano IV, os objetos milagrosos foram para Orviedo em solene procissão, sendo a primeira procissão do corporal Eucarístico. Em 11 de Agosto de 1264, o Papa lançou de Orviedo para o mundo Católico o preceito de uma festa solene em honra do Corpo e Sangue de Cristo. 

Doação de sangue será realizada no Hospital Universitário Anterior

Doação de sangue será realizada no Hospital Universitário

Patrícia Coradini receberá medalha na Assembleia Legislativa Próximo

Patrícia Coradini receberá medalha na Assembleia Legislativa

Deixe seu comentário