TRE suspende atendimento presencial de eleitores
Publicado em 23/03/2020

Política

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) suspendeu, entre os dias 17 e 31 de março, o atendimento presencial ao eleitor nos cartórios eleitorais, centrais de atendimento ao eleitor, bem como o agendamento pelo site, conforme estabelece a Resolução TRE-RS 340/2020.
Os eleitores que, em casos excepcionais, necessitarem de atendimento podem ligar para os  celulares de plantão disponibilizados pelos cartórios eleitorais ou para o número 148. Em ambos os casos, o atendimento ocorre das 12h às 19h, de segunda a sexta-feira. Certidões de quitação eleitoral e outros serviços podem ser acessados no site do TRE-RS.
O agendamento das operações de cadastro eleitoral – alistamento, transferência, revisão e segunda via – ficarão suspensos durante o período indicado. Eleitores já agendados devem reagendar o atendimento para data posterior, após a normalização dos serviços.
As sessões de julgamento dos dias 16 e 17 de março foram canceladas. Foi regulamentada, pela Resolução TRE-RS 339/2020, ferramenta de videoconferência, com possibilidade de utilização ainda a partir deste mês.
O atendimento aos advogados e representantes de partidos políticos deverá ser realizado, preliminarmente, por meio telefônico ou eletrônico, nos canais já disponíveis e identificados no site do TRE-RS, em casos de extrema necessidade, será agendado o atendimento presencial.
As secretarias do Tribunal funcionarão no horário normal, das 12 às 19h, mas com número reduzido de servidores.
Por meio do site oficial, o TRE afirma que decisão, preventiva à segurança e à saúde de servidores e eleitores, faz-se necessária e em linha com orientações da Organização Mundial de Saúde e autoridades sanitárias brasileiras, com objetivo de minimizar os riscos de transmissão do coronavírus (Covid-19).
As medidas estabelecidas poderão ser prorrogadas ou revistas de acordo com as circunstâncias.

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