No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Evento ocorreu na tarde de ontem durante a semana de interiorização do Estado
Tarso Genro e comitiva inauguram nova Inspetoria Veterinária de Bagé
Publicado em 08/12/2012

Rural

Foto: Acervo FIMP

Após o evento, Tarso Genro se dirigiu até a Hulha Negra

por Marcelo Pimenta e Silva


Às 15h43min de ontem, o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, acompanhado do secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, a secretária estadual de Turismo, Abgail Pereira e o prefeito de Bagé, Dudu Colombo, desenlaçaram a fita inaugural na solenidade de inauguração das novas dependências da Inspetoria Veterinária de Bagé. O ato fez parte da Semana de Interiorização do Governo do Estado, quando o governador, seu secretário e comitiva realizam inaugurações e prestação de contas em municípios gaúchos. No roteiro de visitações na região da campanha, Bagé e Hulha Negra foram contempladas na sexta-feira.
Em Bagé, a comitiva chegou à frente do novo prédio da Inspetoria Veterinária, localizado na avenida Marechal Floriano, 1128, onde foi recebida pela imprensa, produtores rurais, autoridades, representantes de instituições e público em geral. O governador destacou que a interiorização é uma forma de mostrar resultados e decisões realizadas em dois anos de trabalho.  
Em seu discurso, comentou o acordo com a Celulose Riograndense, como o maior investimento privado no Estado e fruto de uma integração do governo com a base produtiva gaúcha que pode gerar em torno de 18 mil empregos. “Essa é a visão do programa do governo que está sendo aplicada e que tem a capacidade de se integrar na base produtiva e gerar emprego, desenvolvimento, renda e combate à desigualdade social. A inauguração deste prédio para a Inspetoria Veterinária está dentro desta visão de qualificação de estrutura de Estado para o crescimento do setor primário”, comentou Tarso Genro sobre a ação de modernização e revitalização da Defesa Sanitária, viabilizada através de recursos que chegam ao valor superior a 50 milhões de reais e que são destinados para a reforma, modernização de prédios das inspetorias veterinárias instaladas em 248 municípios, bem como a aquisição de novos equipamentos e veículos. Tarso Genro também destacou a contratação de novos funcionários e a capacitação dos servidores que já atuam neste setor. Para 2013 estão previstos concursos para a Secretaria de Agricultura e o Irga.
 
Investimentos para a defesa agropecuária
De todos estes municípios que serão beneficiados, Bagé é o terceiro. Iraí e Seberi foram os primeiros a inaugurarem novas dependências de inspetorias veterinárias. O secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi ressaltou o evento como um marco inicial do grande programa de valorização da pecuária realizada pelo governo do Estado. Mainardi apontou como estratégias como os programas de combate a tuberculose e a brucelose, o de inseminação artificial e o de aumento do rebanho ovino e o Mais Ovinos no Campo. “São programas que estamos elaborando e outros que estão sendo executados como o programa dorsal da pecuária que é o programa de rastreabilidade que vai nos colocar em outro patamar de gestão e controle sanitário e isso só será possível se tivermos os meios e o próximo é a modernização tecnológica que vai proporcionar que o nosso produtor possa retirar sua GTA (Guia de Transferência Animal) em sua propriedade, onde ele estiver porque o mundo avança e não podemos parar no tempo”, declarou. O secretário entende que a melhoria na defesa agropecuária é passo decisivo para alavancar a economia. “Nossa defesa agropecuária tem que responder de forma rápida e eficiente às exigências dos mercados internacionais e é com esse enfoque que o investimento na modernização é estratégico para o governo do Estado”.
 
Qualidade no atendimento
No prédio estará instalada além da inspetoria veterinária, a coordenadoria regional da Agricultura, o Irga, o gabinete do secretário Luiz Fernando Mainardi, além de sala de reuniões para as associações de produtores e sala para o Comitê da Fruticultura. Um dos diferenciais, apontados pelo coordenador da Agricultura na Metade Sul, Heraclides dos Santos, é o espaço de atendimento aos produtores. “Essa é a nova visão que o secretário Mainardi reforça possibilitando um novo padrão de serviços e um melhor atendimento aos produtores”, destaca.
 
Homenagens e reivindicação
Em cerca de meia hora de evento, o governador Tarso Genro recebeu uma placa do presidente da Federarroz, Renato Rocha, que o homenageou pela sua participação como interlocutor junto à presidente Dilma Rousseff para a prorrogação e adiamento dos financiamentos agrícolas, como na repactuação de dívidas históricas da categoria.
No entanto, nem só de homenagens ficou o governador. A Abaleite , através de seu presidente, Paulo Poshi, a entidade que reúne cerca de 120 sócios, reivindicou melhorias para a classe. “Enfrentamos dificuldades como a estiagem então estamos reivindicando assentamentos para mais produtores, uma maior ação da patrulha agrícola e o financiamento familiar. Temos a expectativa de que agora com este serviço possamos ter um maior debate com o governo”, destacou.
Após a solenidade de abertura e da visita às instalações, o governador e a comitiva foram até o município de Hulha Negra, onde visitaram o assentamento Abrindo Fronteiras. Na Hulha Negra foi entregue dois caminhões frigoríficos, uma ambulância e o projeto de recuperação de barragens. 

Deixe sua opinião