SOCIAL - 7 DE NOVEMBRO
Publicado em 07/11/2019

Social

Foto: Divulgação/FS

Grupo Amor Solidário, clic Fábio Lucas

TERÇA-FEIRA (5), café da manhã no Hotel Obino, agradável encontro com Luiz Mário Severo Ávila, que veio de Roraima rever amigos em Bagé. Ele é sargento, aposentado do Exército. Logo, iniciamos rápida conversa. Luiz Mário me contou que, em 1970, adquiriu uma câmera, em Manaus, com a finalidade de registrar seus momentos de laser e passou a documentar os trabalhos realizados na BR-174. Nem imaginava  que, assim, iniciava-se um registro histórico da construção da rodovia que atravessa o Estado de Roraima. “Saí do Rio Grande do Sul, então sargento topógrafo do Exército, designado a servir na Amazônia com a missão de construir a BR-174 que ligaria Roraima a Manaus e ao Hemisfério Norte. Naquela época poucas pessoas no Brasil tinham uma câmera fotográfica igual a minha. Os filmes e a revelação eram caros e só eram feitas nos grandes centros do país. Então meus registros fotográficos passaram a ser usados pelo Alto Comando Militar para averiguar o andamento das obras na BR-174. Até um livro foi editado: “BR174 – Memórias de um Fotógrafo Topógrafo” para conta esta história,”  finaliza Luiz Ávila.  Ah, ele e Lidia jantaram terça-feira com Evelise  Bitencourt e Lauro Vidal; antes, estiveram na loja Efeito, de Leilah Kalil Castro . Aplausos!

SÁBADO (2), à tarde, fui à  Leb retirar o livro que havia encomendado: “O Meu Melhor”, de Martha Medeiros. Entre quem lá estava Dr. Fernando Teixeira Giorgis e o filho Bernardo, que elogiavam os doces preparados pela Raquele Veiga Kalil; agora as receitas dela estão no cardápio do café da Leb, oba!

DESAFIO FARROUPILHA vai arrecadar alimentos para o NATAL DO BEM. A proposta é criar pontos de coleta em CTGs das 30 Regiões Tradicionalistas do MTG. Além da coleta de alimentos, o Desafio Farroupilha vai exigir dos grupos de dança mirins que adotem uma organização social e também incluam uma coreografia com alguns integrantes da instituição escolhida. Outra bela ideia, imaginem Casa da Menina e/ou do Guri dançando com Prenda Minha, Pampa e Minuano, Sentinela e Campo Aberto. Aplausos!

INICIA hoje e termina domingo, a 31ª Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris), no Serra Park... FOTÓGRAFO Leonid Streliaev montou exposição: “Natal Luz, Um Olhar” que pode ser visitada na Praça Major Nicoletti em Gramado... PUBLICITÁRIO e poeta Luiz Coronel vai autografar na 65ª Feira do Livro, POA, sábado (9), às 19h30min: “A forma fêmea dos figos”, ilustrações Heloísa Becvkman... EDUCADO, atencioso, simpático, Cristian Becker está secretário de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (Semapa). Aplausos!

CUTURA SUL na Feira do Livro. Sábado, das 19h às 19h30min, apresentação do Manifesto Poético, Nº 51, homenagem para Rafaela Ribas pelos poetas dessa academia literária. As poesias serão recitadas por Beta Salgado e convidados dela. Domingo, às 20h, documentário em homenagem ao patrono João Bosco Abero, pelos acadêmicos do Jornalismo, Urcamp. Aplausos!

 

RAFAELA, o relógio da varanda tocou ligeiro

as porcelanas, os cristais silenciaram

no chá da tarde,

retratos de família procuram na tua casa

um pouco de poesia...

a poesia ficou nas letras e nas páginas...

nas folhas dos livros, tudo agora

saudade poética,

o poético se desfaz na saudade do Calendário,

os dias permanecem, na Avenida 7,

cantando poesias de Rafaela...

submersas entre o céu e a terra”. (Ada Maria Machado Guimarães)

 

Deixe sua opinião