No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

SOCIAL 17 DE MARÇO
Publicado em 17/03/2020

Social

Foto: Divulgação/FS

“Todos somos Céres Franco”, uau!

NOVO coronavírus altera agendas no mundo e até em Bagé, meus queridos! O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, trata com a devida seriedade o assunto; o secretário executivo do ministério da Saúde, João Gabbardo do Reis, também. Parece que apenas o Palácio do Planalto “brinca”; aliás, o exemplo maior deveria sair de lá.

GRUPOS multiprofissionais atuam nas ações de enfrentamento à epidemia mundial, planos de ação monitoram a situação e atualizam dados minuto a minuto. NO Vaticano, a Prefeitura da Casa Pontifícia comunicou em seu site, que “devido à atual emergência sanitária internacional, todas as celebrações litúrgicas da Semana Santa serão realizadas sem a presença física dos fiéis”, e que até 12 de abril, as audiências gerais do papa “estarão disponíveis apenas em transmissão ao vivo pelo Vatican News”.

SÁBADO (14), a Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou que diante da situação criada com a propagação do coronavírus, o Santo Padre decidiu que a Santa Missa que celebra na Santa Marta, às 7h da manhã, horário italiano, (3h no horário de Brasília), continuará a ser transmitida ao vivo. “Para respeitar as regras que impõe a proibição de aglomerações para evitar a propagação do vírus Covid-19” – continuou o comunicado de imprensa.

PORTO ALEGRE, a direção do Colégio Israelita Brasileiro divulgou nota domingo (15), informando sobre a suspensão das aulas a partir desta quarta-feira (18), as atividades pedagógicas realizadas em plataforma on-line. O Israelita é a primeira escola particular a tomar esta medida na capital. Em Bagé, as tradicionais escolas Espírito Santo e Auxiliadora também devem adotar providências específicas nas próximas horas, além das, habitualmente, praticadas.

A DIREÇÃO da Casa da Amizade, presidente Maria Zilma Karam, comunicou à imprensa, na tarde de sábado, que por cautela a entidade não abrirá o calendário de eventos nesta quinta-feira (19) como estava agendado. Segue a nota: “É uma questão de prudência, uma vez todos devem precaver-se do Covid-19.”  Bem pensado, aplausos!

MANTIDA solenidade de formatura Direito (Urcamp), neste sábado (21), Cantegril Clube, evento ao ar livre, muita ventilação, como está sendo orientado pelas autoridades; entenderam meninos? Um dos formandos desta turma de Direito: Eduardo Vinhas Fagundes; após colação de grau, ele e os pais, Rosane e Gilnei Fagundes vão recepcionar os amigos, é claro. Aplausos!

EMOCIONANTE foi escutar Céres Franco, 93 anos, dizer que sente saudades de duas coisas da infância dela em Bagé:  do cheiro de terra molhada, à tardinha, e das músicas de Sebastian Bach, executadas no órgão da igreja Auxiliadora; ela não se lembra do nome do (a) organista, anos 30/40.

MENSAGEM de Céres, gravada pela neta dela, que faz cinema, direção de arte; o ambiente da gravação  foi o apartamento de Céres em Paris; a coleção de arte dela tem 1,7 mil obras. Pensei e sugiro que nos próximos “Falando em Arte”, quando houver homenagem a bageenses ilustres espalhados pelo mundo, adotem sistema via Skape, teleconferência em nuvem, muito interessante. Imaginem interação em tempo real com essas pessoas longe de Bagé – lá e cá – frente a frente trocando afetos e sendo aplaudidas. Um luxo!

FOI Elsa Maria Loureiro de Souza quem disse que visitou a galeria de arte “Olho de Boi”, (referência afetiva de Céres Franco ao selo brasileiro) pertinho do Centro Georges Pompidou, inaugurado em 1977, situado na praça cujo nome também faz referência a esse Presidente da França de 1969 até 1974. Por sua vez, Beatriz Sottomaior Santini lamentou não saber da galeria Olho de Boi, pois ela esteve em Paris, novembro do ano passado. Entre quem estava na Biblioteca sábado: Zilazinha Moglia, Laura Nunes Vieira, Conceição Moglia da Silveira, Consuelo Cuerda, Fernando Antônio Sá Azambuja, Naira Wayne, Michel Godinho, Nilo Romero, Rosinha Salles. Aplausos!

JANTAR Rotary Clube Minuano na confortável e bem decorada residência de Jane Gonçalves e Flávio Stavie, anfitriã perfeita, sabe receber sempre com muita categoria, show do cantor Pastel que deixou a noite ainda mais agradável... 

Deixe sua opinião