SMO oferece Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndio
Publicado em 20/06/2013

Vitrine Empresarial

Foto: Divulgação/FS

Engenheiro Pinheiro realiza demonstração prática

Empresa certificada para ministrar o Treinamento de Prevenção  e Combate a Incêndio (TPCI), a empresa SMO Segurança e Medicina Ocupacional acaba de realizar a primeira edição do curso, destacando orientações teóricas e práticas. A proposta é capacitar colabores das empresas para a prevenção e combate ao incêndio.
Conforme a psicóloga Rose Fara, a SMO já tem data agendada para a próxima edição do TPCI. Será no dia 26 de julho. Ministrado pelos engenheiros de Segurança no Trabalho, Marcus Vinícius Fara e José Carlos Pinheiro, o curso se destina a empresas de todos os ramos. A inscrição deve ser feita para, no mínimo, duas pessoas de cada empresa. Essa iniciativa garante o treinamento necessário a colaboradores, para que evitem acidentes e saibam como agir em caso de algum princípio de fogo.

Certificação
A Resolução Técnica 14, do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul, diz, em parágrafo único, que o prazo de validade do Certificado do Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndio será de quatro anos. O artigo quarto determina que o número de trabalhadores treinados varia conforme o risco . A cada 750 metros quadrados, é necessário ter uma pessoa treinada em empresas, onde o risco é pequeno; duas, onde há risco médio e, três, quando o risco é grande.
O treinamento é uma exigência para as empresas, já que, pelo menos, duas pessoas devem ser treinadas por ocupação e, no máximo, 50% do quantitativo total da população fixa da ocupação. A população fixa é considerada aquela que exerce atividade laboral e que permanece regularmente na edificação, considerando-se os turnos de trabalho e a natureza da ocupação.
O Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndio tem duração de cinco horas/aula, para as ocupações classificadas como de risco pequeno e médio e de 10 horas/aula para risco grande.

Outros serviços
Segundo Rose, a SMO realiza cursos periodicamente, abordando diversas temáticas. Os mais conhecidos são: curso Cipa, Trabalho Espaço Confinado, Trabalho em Altura, Capacitação de Trabalhadores em Segurança do Trabalho na Construção Civil, entre outros.
Entre os serviços prestados pela SMO, Rose Fara destaca consultoria e assessoria em segurança, saúde do trabalho e gestão ambiental, elaboração de projetos relacionados à higiene ocupacional, capacitação das empresas na área de higiene ocupacional, acompanhamento técnico em ações civis e trabalhistas, gestão de pessoas com trabalhos em recrutamento e seleção, treinamentos e capacitações, laudos psicológicos, Coaching, capacitação para inclusão de portadores de deficiências, Couselling Professional, entre outros.

Onde 
Avenida Tupy Silveira, 1535
Fone: 3241-8667
E-mail: smo@smosc.com.br

Deixe sua opinião