36ª Feovelha
Sindicato Rural de Pinheiro Machado destaca Rematão hoje à tarde
Publicado em 31/01/2020

Rural

Foto: Divulgação/FS

Solenidade de inauguração ocorre à tarde

A 36ª Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha) iniciou ontem, em Pinheiro Machado. Evento realizado no parque Charrua, desde 1985, tem entrada franca até o domingo. A primeira atividade da programação foi uma reunião do programa AteG, do Senar-RS, além do julgamento de admissão de ovinos de todas as raças que participarão da exposição, bem como a entrada dos animais que irão para comercialização hoje, no Rematão, evento que acontece a partir das 14h, após a atividade de inauguração da Feovelha.

Grande oferta de ovinos

Até ontem, eram esperados mais de 3,5 mil animais para comercialização, em evento que se notabiliza pela grande oferta e qualidade dos exemplares colocados para o remate. Conforme o representante da junta gestora do Sindicato Rural de Pinheiro Machado, Paulo Alves, até o começo da tarde, já tinham chegado 1,5 mil ovinos de rebanho geral. A meta é colocar em pista o volume já divulgado de animais. “A expectativa é das melhores em termos de comercialização pelo destaque em oferta. Acreditamos que o evento resultará em um grande faturamento neste ano”, enfatiza o representante da junta gestora do Sindicato Rural de Pinheiro Machado, Paulo Alves. O dirigente ressalta que o parque já conta com grande movimentação de público e que a expectativa é de reunir milhares de pessoas em torno das atividades da feira até o domingo. “Os expositores já estão aqui. Os animais chegaram para os julgamentos e também para os eventos comerciais, estamos muito satisfeitos com esse primeiro dia de Feovelha”, complementou. O representante da entidade sindical reforça o convite à comunidade da região da Campanha: “Venham ao parque Charrua, estaremos aguardando a todos com uma programação diversificada e muito atrativa”, comentou.

Destaques de hoje

Entre os eventos da programação desta sexta-feira acontecerá o julgamento de classificação de todas as raças e instalação do Espaço da Lã no Pavilhão do Artesanato. No mesmo dia, às 9h30min, ocorrerá reunião da Câmara Setorial da Ovinocultura, no auditório do Mapa, além de reunião dos prefeitos da Zona Sul. À tarde, está prevista a abertura oficial, às 14h, e remate de ventres nobres. Além disso, à tarde, acontece a inauguração do Espaço da Agricultura Familiar e a primeira “Olivitinos”. Às 20h, acontece o lançamento da Confraria “La Fraternité” – Elas por Vinho. Às 20h30min, será realizado o Remate de Ventres Nobres, na pista B; também às 20h30min é a vez da Festa Rodeio do Piquete “À Moda Antiga”.

Circuito da Ovinocultura 

A Embrapa, através das unidades Pecuária Sul (Bagé) e Clima Temperado (Pelotas), a Emater/RS-Ascar, por meio do escritório municipal de Pinheiro Machado, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Sindicato Rural de Pinheiro Machado realizam, a partir de hoje, o Circuito da Ovinocultura, atividade que vai apresentar o tema sob diversas perspectivas. 

Dentre os temas do circuito estão: como desmamar mais de 100% de cordeiros; verminose ovina; planejamento forrageiro; carne ovina: agregação de valor e hábitos de consumo; mostra de velos de lã; mostra de peles ovinas; mostra de artesanato em lã; e produção de derivado de sabão. O horário do circuito é às 10h30min e às 14h30min e acontecerá até domingo.

Estande institucional

Além do circuito, a Embrapa Pecuária Sul e a Embrapa Clima Temperado também terão estandes institucionais na Feovelha com a apresentação de diversas tecnologias para o produtor. Atendem no estande institucional o chefe de Transferência de Tecnologia e os analistas da Embrapa Pecuária Sul, Gustavo Silva, Lisiane Brisolara e Felipe Rosa, respectivamente, e a analista da Embrapa Clima Temperado, Rosângela Costa Alves.

Deixe sua opinião