Sexta-feira de premiações no parque Charrua
Publicado em 01/02/2020

Rural

Foto: Elieser Noble/Especial FS

Jurado destaca características avaliadas

O parque Charrua sediou ontem pela manhã, os julgamentos de classificação dos ovinos a galpão e trio de animais rústicos PO. Exemplares das raças Merino Australiano, Ideal, Corriedale, Hampshire Down, Texel, Ile de France, Suffolk e Poll Dorset desfilaram em pista atraindo a presença de criadores e admiradores da ovinocultura, que prestigiaram a qualidade dos animais.

“Essa exposição é uma das mais importantes do Brasil para a raça Ideal pela qualidade dos animais apresentados”, comenta José Inácio de Andrade Freitas, um dos jurados do evento.
Freitas destaca a importância da seleção genética dos animais para que a lã não saia dos padrões que o mercado internacional exige; uma lã de mechas grandes e muito bem frisadas.
Aspectos, que, segundo o jurado, deram o título de grande campeão ao animal do Box 29 (Caudilho 525) de propriedade de Danilo da Rosa Freitas, cabana Nova Querência, de Pinheiro Machado. “O Grande campeão tem bom comprimento de mechas, muito bem frisadas e de boa qualidade”, finaliza Freitas.

Na região de Bagé, na raça Corriedale, categoria rústicos, o prêmio de trio grande campeão PO, foi do box 68, da cabanha Espinilho, exposto por Joaquim Soares Neto, de Bagé. No Texel, a cabanha Dom Amado, de Hulha Negra, de propriedade do criador Juliano Kalil Gonçalves, levou o título de grande campeão PO, com o box 92. O animal é de criação de Jair de Lima Ferreira Filho, da Cabanha do Cerro, de Santiago.

Deixe sua opinião