No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Senar-RS ministrará capacitação do programa Deriva Zero
Publicado em 20/09/2019

Rural

Foto: Arte: Folha do Sul

O Senar-RS tem nova agenda de ações do programa Deriva Zero acontecendo pelo Rio Grande do Sul. Dia 26 de setembro, as atividades ocorrem em Alpestre e, no início de outubro (14 a 23), o treinamento acontece em Lavras do Sul. Em São Borja, o evento está programado para ocorrer dia 21 de outubro.

O Deriva Zero é voltado a produtores rurais de segmentos que usam defensivos agrícolas ao longo do desenvolvimento das lavouras e a trabalhadores envolvidos na aplicação de defensivos.

A abordagem teórica e prática envolve atualização em tecnologia de aplicação, uso correto e seguro de agrotóxicos, transporte, armazenamento e preparo dos produtos, legislação (procedimentos preconizados na NR 31.8 quanto ao uso dos agrotóxicos), rotulagem e sinalização de segurança, formas de exposição direta e indireta; sinais e sintomas de intoxicação, primeiros socorros, equipamentos de proteção individual e de pulverização, regulagem e calibração de equipamentos e controle de deriva, entre outros temas.

A qualificação oferecida pelo Senar-RS atende à nova Instrução Normativa Seapdr n° 06/2019, que estabelece o cadastro de aplicadores de produtos agrotóxicos hormonais do grupo das auxinas, incluindo o princípio ativo do 2, 4-D, regulamenta a aplicação e dá outras providências. 

O Senar-RS faz parte do grupo de trabalho, junto à Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária, para tratar das questões relativas à utilização do agrotóxico 2, 4-D no Estado e oferece programas para combater a deriva, que surge quando partículas de agrotóxico são dispersadas pelo vento ou através da evaporação e atingem áreas fora do alvo da aplicação.

Deixe sua opinião