Núcleo de Hemoterapia recebe confirmação
Secretária de Saúde cumpre agenda em Porto Alegre e faz definições para UPA
Publicado em 01/05/2013

Geral

Foto: Brunna Ayres/EspecialFS

Secretária acredita que entre julho e agosto UPA iniciará atendimentos

A reunião, a convite do Governo do Estado, debateu as edificações e os recursos para aquisição de equipamentos para as UPA's, bem como para a implantação, contratação e permanência dos profissionais e outras demandas relacionadas às unidades.
O encontro reuniu diversos municípios com o mesmo objetivo: a dificuldade de manutenção e também a ausência de médicos especializados, principalmente em pediatria, nas Unidades das cidades. “Estamos analisando e abordando toda a organização, capacitação dos profissionais, habilitação e qualificação”, pontua. Os municípios foram unânimes na ocasião e todos mantêm a mesma dificuldade para a abertura da Unidade. Sendo assim, o município terá que arcar, mensalmente, com 50% dos custeios nos trabalhos do local”, explica
Téia diz que após a capacitação do pessoal e, preencher os pré-requisitos do Ministério da Saúde, a UPA 24h de Bagé deve abrir os atendimentos entre os meses de julho e agosto. A secretária explica que assinou contrato com a Santa Casa de Bagé para a oferta de maior número de exames para o município.

Aberto processo de licitação para Raio X da UPA
Foi publicado na última segunda-feira, o edital de licitação de compra do Raio-X Digital e outros equipamentos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h. Dentro de 15 dias, serão abertos os envelopes e conhecida a empresa.
Segundo a secretária de Saúde, Aura Stela Pereira (Téia), este é um dos últimos processos. “O prazo de entrega do equipamento é de 60 a 90 dias. Acreditamos que, em breve, a parte de aparelhos estará completa”, explica.

Núcleo de Hemoterapia em Bagé
Durante a agenda na capital gaúcha, a secretária informou que o Governo do Estado confirmou a implantação do  Núcleo de Hemoterapia em Bagé. O local abrigará os serviços de coleta,  processamento e transfusão de sangue e, deste modo, todo o sangue coletado não vai mais precisar ser enviado para Pelotas.
"Estamos muito felizes com esta ótima notícia para nossa cidade, pois com a instalação do Núcleo de Hemoterapia vamos qualificar a estrutura, garantindo mais agilidade e oferecendo todo o conforto necessário para a população", declarou Téia.

Deixe sua opinião