Verificação de pressão e dicas de especialistas serão ofertadas à população
Santa Casa realiza atividades para marcar Dia Nacional de Combate à Hipertensão
Publicado em 26/04/2013

Geral

Com base no calendário da Sociedade Brasileira de Cardiologia, a Santa Casa de Caridade, em parceria com a Clínica Serten e apoio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão, que é comemorado hoje. As atividades acontecem no sábado, das 9h às 17h, na Praça Silveira Martins.
Durante o dia, serão oferecidos serviços como verificação da pressão arterial, dicas para  combater a hipertensão e orientação sobre os sintomas e a manifestação da doença, além da distribuição de panfletos explicativos. As instruções serão dadas por médicos, personal trainer, nutricionistas e culinarista.
A supervisora da Clínica, que falou em nome do Hospital, Kátia Mendonça, contou que o calendário é uma forma de prevenir algumas doenças. “O projeto é pioneiro na cidade. Como a ideia do Calendário já deu certo, resolvemos aderir”, conta.
O próximo evento será no dia 8 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Colesterol, em que novas atividades serão ofertadas à comunidade.

A hipertensão
A doença costuma não ter um público específico, pois pode se manifestar tanto em adultos, crianças e idosos. Considera-se hipertensa a pessoa que, medindo a pressão arterial em repouso, apresenta valores iguais ou acima de 14 por 9.
Pessoas com pressão alta têm maior propensão para apresentar comprometimentos vasculares, tanto cerebrais, quanto cardíacos.
A hipertensão só provoca sintomas em fases muito avançadas ou quando a pressão arterial aumenta de forma abrupta. Algumas pessoas podem apresentar dores de cabeça, no peito e tonturas. Como o mal é silencioso, é importante verificar constantemente a pressão.

Deixe sua opinião