No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Provas do Encceja serão aplicadas no dia 25 de agosto
Publicado em 13/08/2019

Geral

O Ministério da Educação divulgou que está disponível o cartão de confirmação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019, na página do participante da avaliação, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As provas serão aplicadas em 25 de agosto, em 611 municípios, entre eles Bagé. A avaliação ocorre no período da manhã e à tarde, em todos os Estados e no Distrito Federal, nos municípios indicados no edital, que está disponível na página do Inep.
No dia do exame, conforme divulgação, os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 8h e fechados às 8h45min, para os exames aplicados pela manhã. À tarde, os candidatos podem entrar das 14h30min até as 15h15min, de acordo com o horário oficial de Brasília. É proibida a entrada após o fechamento dos portões. Os locais das provas não foram divulgados. 
O Encceja é uma avaliação destinada a brasileiros que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio em idade adequada. Com os resultados da prova é possível adquirir essa certificação.
De forma gratuita e voluntária, podem participar jovens e adultos que moram no Brasil ou no Exterior (que farão as provas em outra data), inclusive pessoas presas. No entanto, é preciso ter, no mínimo, 15 anos para certificação do fundamental e 18 anos para o médio.
O Encceja para o Ensino Fundamental avalia Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação, Matemática, História, Geografia e Ciências Naturais. Já o Encceja para Ensino Médio avalia Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Deixe sua opinião