Prognóstico aponta para chuvas mais regulares nas próximas semanas
Publicado em 22/05/2020

Geral

Foto: João A. M. Filho

Precipitação ocorreu durante toda a quinta-feira

A quinta-feira trouxe um alento para os bageenses que há meses sofrem com a estiagem. Mesmo que os volumes ainda sejam mínimos para recuperar os reservatórios da Rainha da Fronteira, a continuidade da chuva ao longo do dia trouxe a expectativa de que mais períodos com precipitações tornem a ocorrer. A previsão divulgada, ontem, pelo portal Climatempo, apontava que a chuva prosseguirá até sábado, com um acumulado entre os dois dias chegando a 62 milímetros.

E esse panorama deverá prosseguir para Bagé e região. É o que aponta o agrometeorologista e pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Gustavo Trentin. Conforme ele, a tendência para as próximas semanas será com chuvas próximas às normais históricas para a Campanha. No final de outono e, início de inverno, também aponta para chuvas próximas das regulares. O intervalo entre a ocorrência de chuvas será menor do que o ocorrido nos últimos seis meses”, afirma Trentin. De acordo com o pesquisador, isso ocorre devido ao aquecimento do oceano Atlântico próximo ao Rio Grande do Sul. “Quando o oceano está com temperaturas próximas às normais para esse período, promove o aumento de dias consecutivos de chuvas e, consequentemente, o aumento do volume de chuva”, explica o agrometeorologista.

Segundo o pesquisador, a partir de agora, como é característico na região, ocorre a chegada de frentes polares que trazem chuvas e, também, a diminuição da temperatura. “Após a passagem destas frentes polares, a temperatura chega níveis inferiores a 10 graus centígrados, o que ocorrerá a partir de sábado”, salienta Gustavo Trentin.

Deixe sua opinião