No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Preparador físico campeão com o Guarany disputará Copa do Brasil
Publicado em 18/01/2020

Esportes

Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

Preparador garante que virou torcedor alvirrubro

O ano de 2020 será marcado por novos desafios para o preparador físico Fabrício Traczinski. Contratado pelo Barbalha Futebol Clube, do Ceará, o profissional terá a oportunidade de atuar na primeira divisão do campeonato estadual e na Copa do Brasil. Em sua passagem por Bagé, o preparador físico integrou o elenco do Guarany que foi campeão da terceira divisão em 2019, conquistando a vaga para o Acesso. Ele é o único integrante da comissão técnica campeã que não renovou com o alvirrubro.
Agora, Traczinski integra a comissão do time da cidade de Barbalha, que, além do campeonato estadual, vai para a segunda participação na Copa do Brasil. Antes de ir para o Nordeste, o preparador teve duas rápidas passagens pela equipe do Novo Horizonte e do São Borja no segundo semestre de 2019. Em 2018, Traczinski, também conquistou um título no Nacional, de Rolândia-PR, levando a equipe para a Série B do Paranaense. O preparador físico também já trabalhou no time sub-20 do Sport Club Oriente, de Canoas, nas categorias de base do Novo Hamburgo, do São José de Porto Alegre e do Internacional, e no time profissional do Rio Verde, de Goiás. 
Fabrício explica que o principal objetivo do Barbalha em 2020 é ganhar o primeiro turno do campeonato cearense, garantindo assim a vaga para a Copa do Brasil de 2021.  “Mesmo tendo a participação garantida em 2020, queremos nos manter disputando a Copa”. A estreia nesse ano será no dia 5 de fevereiro, em casa, contra a equipe do Operário, do Paraná, no estádio Lírio Callou, mais conhecido como Inaldão. “Vamos jogar no nosso domínio, tem muita pressão da torcida. Esse sempre é um clima mais complicado para os times do Sul que vem jogar aqui no Nordeste”, relata o preparador.
Nordeste x Sul
Logo no início do trabalho, Traczinski percebeu algumas diferenças entre o futebol nordestino e o estilo de jogo do Sul. “O futebol daqui é muito rápido, eles trabalham com extremas muito velozes no ataque”, relata. Apesar das peculiaridades, o preparador não precisou mudar totalmente a linha de trabalho. “Procuro trabalhar sempre numa escala que envolve resistência, força, potência e velocidade. Hoje em dia, isso é o básico no futebol, apenas encaixei algumas situações específicas nos treinamentos”, explica.
Campeonato cearense
No cearense, em quatro rodadas o Barbalha soma 10 pontos e está na liderança da tabela, com três vitórias e um empate. Em número de pontos, o time está empatado com o Guarany de Sobral, porém fica na frente nos critérios saldo de gols e gols pró. O campeonato cearense tem algumas peculiaridades quanto à fórmula. Na primeira fase, oito clubes disputam a competição, jogando apenas partidas de ida entre si, somando sete jogos cada. Nesse momento, não participam do campeonato os times que disputam a Copa do Nordeste 2020, que neste ano são o Ceará e o Fortaleza. Ao final da primeira fase, os seis primeiros colocados se classificam, e os dois últimos são rebaixados. E é apenas nesse momento que Ceará e Fortaleza começam a participar.
Torcedor alvirrubro
Quando questionado sobre a relação com o Guarany, Traczinski agradeceu a forma respeitosa com que foi tratado pelo clube, torcedores e imprensa, e garantiu que o clube ganhou mais um alvirrubro. “Saí como torcedor do Guarany. Não me vejo trabalhando no Grêmio Esportivo Bagé”.

Deixe sua opinião