Prédios e esculturas devem receber reparos nos próximos meses
Publicado em 23/05/2020

Geral

Foto: João A. M. Filho

Centro Administrativo passa por reforma e, no próximo mês, deve receber pintura externa

Quem passa pelas ruas de Bagé percebe que algumas das principais construções da cidade estão sofrendo com a ação do tempo. Para os próximos meses, a Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra) prepara um calendário de obras em alguns dos principais prédios e esculturas de Bagé. 
Em contato com a reportagem do jornal Folha do Sul, o titular da pasta, Jorge Duarte, informou que a secretaria prepara a elaboração de um projeto que contempla prédios históricos da cidade, como o Centro Administrativo, a prefeitura, a Casa de Cultura Pedro Wayne, entre outros. Além disso, também serão contempladas esculturas, como o conjunto de obras que integram o “Consultório do Analista de Bagé”, localizado na praça da Estação, e os cavalos que ficam na praça das Carretas. 

De acordo com Duarte, a secretaria deu início ao trabalho de restauração no primeiro andar do Centro Administrativo. Segundo ele, a expectativa é que até o próximo mês os trabalhadores deem início ao processo de pintura externa do prédio. “Essa construção tem muitos detalhes na arquitetura, por isso requer mais cuidado”, frisou o secretário. 
Sobre as esculturas, o titular da pasta garante que elas recebem limpeza periodicamente. As obras já foram alvo de ações de vandalismo diversas vezes. Em algumas, assim que os servidores fazem os reparos, elas voltam à mira dos vândalos. Agora, todo o cronograma de restauração vai depender do andamento da obra do Centro Administrativo. “A pandemia atrapalhou os nossos planos e agora temos a chuva também”, comentou Duarte.
Ao ser questionado sobre o orçamento, o secretário da Seinfra não informou custos, pois, segundo ele, o projeto ainda está em elaboração.

Deixe sua opinião