Decrab de Bagé
Polícia Civil atua em cidades da região e zona Sul
Publicado em 29/02/2020

Segurança

Foto: Polícia Civil/Especial FS

Delegado André explicou que investigações iniciaram no final de 2019

A Polícia Civil, através da Delegacia Especializada no Combate aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) de Bagé, deflagrou, na manhã de ontem, a Operação Três Fazendas, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável pelo furto de vários bovinos e ovinos nos municípios de Pinheiro Machado, Pedras Altas e Candiota. 
Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, em Cristal, São Lourenço do Sul, Pinheiro Machado, Pedras Altas e Candiota. Duas pessoas foram presas, com elas, foram apreendidas armas e carne de origem suspeita.

De acordo com o delegado André de Matos Mendes, titular da Decrab, a investigação iniciou no final de 2019. Ele informa que o grupo atua tanto na modalidade de carneada, como de furto de gado em pé. Incialmente, os animais seriam carregados para propriedades rurais, localizadas nos municípios de Cristal, Pedras Altas e Candiota. "Os animais ficavam nestas propriedades por alguns dias; depois, eram abatidos. Um dos suspeitos, enquanto realizava o abate de sete ovinos, no município de Pinheiro Machado, chegou a perder uma fotografia no local do crime, fato que fortaleceu as investigações”, disse o delegado.

Em Pedras Altas, foram apreendidas 72 vacas, 14 terneiros, oito búfalos, dois minibúfalos e 10 ovinos. Os animais foram apreendidos pela Polícia Civil por apresentarem irregularidades. A Secretaria de Agricultura vai suspender as movimentações da propriedade rural por constarem irregularidades no rebanho e documentação. Em Cristal, a Decrab de Camaquã já tinha encontrado cinco vacas que haviam sido furtadas de Pinheiro Machado, os animais pertencem a duas vítimas. 
A operação leva o nome de Três Fazendas, em razão de três propriedades rurais serem suspeitas de receberem os animais furtados. A ação contou com o apoio da Secretária de Agricultura; Decrab de Camaquã; DP de São Lourenço do Sul; Equipe de reforço da Operação Fronteira da Polícia Civil; Draco de Bagé; Deam de Bagé; DP de Pinheiro Machado; DP de Candiota; 1ª e 2ª DP de Bagé e a 9° Delegacia Regional de Polícia de Bagé, totalizando 32 policiais civis e seis fiscais da Secretária de Agricultura.

Deixe sua opinião