No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Promoção do IMBA tem entrada franca
Pianistas ensaiam para concerto a 20 mãos
Publicado em 13/11/2012

Cultura

Foto: ABPV/Especial FS

Trinta e quatro convidados para tocar cinco pianos

O Instituto Municipal de Belas Artes acolhe há cinco dias muitos dos convidados que devem garantir o sucesso do concerto de pianos do próximo dia 14. Os pianistas passaram os últimos dias ensaiando as partituras, já que vários deles não moram em Bagé e, tampouco, no Rio Grande do Sul. Mas é o esforço feito por eles que revela o quanto há de afetividade unindo profissionais de diversas áreas pelo amor à música. Dois deles visitaram a redação da FOLHA do SUL na tarde de ontem. Os pianistas Marcelo Cazarré e Zaida Valentim fizeram questão de destacar o pioneirismo e a raridade do tipo de espetáculo que o Imba promove.
“O estilo de apresentação do qual estamos participando teve origem com um judeu americano que morou no Brasil e iniciou concertos com mais de um piano em, 1869, Louis Moreau Gottshalk”, aponta o professor da Universidade Federal de Pelotas, com doutorado na Universidade Nova de Lisboa, Marcelo Cazarré. Como Pelotas é mais próxima da Rainha da Fronteira, Cazarré já esteve duas vezes em Bagé para os ensaios. Já a pianista Zaida Valentim que há 20 anos fixou residência na cidade do Rio de Janeiro, está “correndo contra o relógio”. Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pianista de teatro de musicais, Zaida está se preparando para o desafio de integrar sua habilidade e conhecimento ao grupo, uma vez que o tipo de proposta é de execução coletiva. “Em vez da técnica dos solistas, este espetáculo exige que a gente desenvolva uma integração muito grande entre a obra escolhida e os diferentes arranjos, sob o ponto de vista musical”, destaca. Mas a pianista revela também que precisa haver uma identificação muito grande entre os integrantes do grupo. Por isso, suas vivências podem ser consideradas como uma espécie de afinação extra. ”Todos os pianos devem parecer um só e a nossa vontade de estar e tocar juntos é muito grande”, afirma.
Os dois artistas recomendam o concerto por razões técnicas e emotivas. Para eles, esta é uma oportunidade para o público testemunhar o encontro de ex-alunos, ex-colegas e de bageenses que rumaram cada um pelas suas carreiras, mas mantêm em comum o estudo e o amor pelo piano. Mas, sobretudo, porque o tipo de apresentação proposta pelo Imba é uma das únicas do gênero no território nacional. “Acredito que pelas informações que temos só o nosso concerto é executado com cinco pianos no Brasil”, pondera Zaida Valentim. Já Cazarré garante que para preservar as características inéditas todos os amigos estão comprometidos em manter o espetáculo por, pelo menos, uma vez ao ano. “Sempre em Bagé”, conclui, orgulhoso o pianista elogiando também o que considera um bom desempenho do curso de música já oferecido na Unipampa - cuja primeira turma demonstra conhecimento de instrumentos musicais desde a seleção. “O sonho é que a musicalização fosse também retomada nas escolas”, complementa Zaida.

Zaida Valentim
Professora da UFRJ desde 2005, Zaida Valentim faz concertos de piano no Rio de Janeiro há mais de 20 anos. Trabalha no teatro de musicais e sua próxima produção é “Como vencer na Vida sem fazer esforço”, uma comédia que tem a participação do ator Luiz Fernando Guimarães. Além do teatro, sua técnica também foi reconhecida na TV. Zaida foi convidada a preparar atores para personagens músicos. Trabalhou com atrizes como Ana Paula Arósio (Mad Maria), Malu Mader (Eterna Magia)  e com o ator Rafael Almeida (Páginas da Vida).

Marcelo Cazarré
Professor, pesquisador na Universidade Federal de Pelotas. Mantém profícua atividade como solista. Fez mestrado em 1996 e doutorado em piano performance na Universidade Nova de Lisboa, em 2006. Apresenta-se como solista no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro. Seus concertos internacionais somam países como Cuba, França, Alemanha, Espanha e Portugal. É autor do único trabalho brasileiro aceito no primeiro Congresso Mundial de Piano, em Londres, com o título Grandes pianistas brasileiros e suas técnicas aplicadas ao repertório pianístico internacional.

O que: Concerto de piano a 20 mãos
Quando: dia 14 de novembro, às 21h
Onde: Salão Carlos Gomes (IMBA).
Entrada franca

Deixe sua opinião