Pesquisa aponta aumento do número de infectados no Estado
Publicado em 02/07/2020

Geral

Foto: Reprodução/FS

A pesquisa de prevalência da covid-19 na população gaúcha mostra que a disseminação do coronavírus aumentou no Rio Grande do Sul. Os números da quinta etapa do estudo, divulgados ontem, pelo governo do Estado e pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em transmissão ao vivo nas redes sociais, apontam que há um infectado a cada 214 habitantes. Os dados estimam que mais de 53 mil pessoas (de 32 891 a 81 059, pela margem de erro da pesquisa) têm ou já tiveram o vírus na população gaúcha.
A quinta etapa do estudo Epidemiologia da covid-19 no RS (Epicovid19-RS) é a primeira da segunda fase de aplicação de testes rápidos, que segue o mesmo funcionamento das etapas anteriores, com exceção da diferença de intervalo entre as rodadas. O resultado da quarta etapa havia sido divulgado no dia 27 de maio. Entre os dias 27 e 29 de junho, foram testadas 4,5 mil pessoas nas nove cidades selecionadas: Pelotas, Porto Alegre, Canoas, Santa Maria, Uruguaiana, Santa Cruz do Sul, Ijuí, Passo Fundo e Caxias do Sul.
De acordo com o resultado dos testes aplicados nesta etapa, estima-se que haja 53 094 pessoas já com anticorpos no Estado, equivalente a 0,47% da população. Na rodada anterior, no final de maio, as projeções eram de 20 226 pessoas infectadas pelo vírus (0,18% da população).

Deixe sua opinião