PERSEVERANÇA E DETERMINAÇÃO
Publicado em 30/11/2019

Opinião

A vida é o maior dom, o que existe de mais maravilhoso. Junto com o presente da vida, todos recebem o dom da liberdade, que é uma construção que desconhece fim. Não basta viver, é importante viver com sabedoria e liberdade. Longe de fazer qualquer coisa sem medir consequências, a liberdade é algo que humaniza, transforma, alcança leveza e amplia os horizontes existenciais. Nunca foi tão importante amar profundamente a vida, como neste momento de tantas mudanças. Para viver bem é preciso perseverança e determinação. “Tente uma, duas, três vezes e se possível tente a quarta, a quinta e quantas vezes for necessário”. (Bill Gates). 
A cada dia que passa é possível concluir que as conquistas se estabelecem na interdependência com as tentativas. Para alcançar algo convém não contar o número de vezes que o esforço foi em busca da vitória. Existem situações que são mais exigentes e outras nem tanto. Quem sonha alto é naturalmente convocado a reunir uma quantidade maior de energia. Sentir as consequências do cansaço e da decepção é praticamente natural, mas nem por isso deve-se desistir de alcançar o que foi traçado como objetivo. Nenhuma tentativa é desperdiçada, pois sempre há um aprendizado a ser assimilado. 
Para ser capaz de tentar muitas vezes é imprescindível saber lidar com a frustração. Quando algo não dá certo é importante não deixar a decepção tomar conta. O importante é sacudir-se e retomar o caminho para chegar ao ponto almejado. 
Quanta gente vive, hoje, a felicidade que só se tornou possível por nunca ter desistido da vitória, apesar da tristeza e da decepção. Não existe nenhum problema em ter que começar tudo de novo. As tentativas, por si só, são também parte da conquista, pois permitiram o crescimento, o amadurecimento e um conhecimento que ninguém poderá roubar.
Em tempos de instantaneidade, as pessoas estão desistindo facilmente dos sonhos. Basta um mínimo empecilho para largar tudo e acomodar-se na posição de derrotado. O currículo de quem é bem-sucedido está repleto de tentativas e erros. Porém, foi a persistência que os tornou merecedores da recompensa. Se for necessário tentar e recomeçar inúmeras vezes, sem problema. O que importa é a determinação e o desejo de vencer. A felicidade resulta das tentativas empreendidas.
O desejo de uma vida sem tanta pressão e formatação está abrindo espaço para a vivência da simplicidade e da gratidão pelas pequenas conquistas. O contato com a natureza pode inspirar muitos aprendizados, principalmente no que diz respeito à alternância das estações e, consequentemente, de etapas e de sentimentos. As pessoas estão reservando maior tempo para a convivência familiar, estreitando laços de amizade, acessando espaços de lazer, fazendo a experiência de voluntariado. A humanização é um movimento que veio para ficar. Em todos os espaços, as pessoas estão praticamente suplicando por uma vida mais serena, repleta de paz. 
Não é difícil realizar os sonhos: basta não ser ganancioso e ter a habilidade de lidar com as adversidades que surpreendem o cotidiano. Quem ama a vida terá como retribuição a criatividade, que é própria do amor. Viver é bom demais, mas é necessário saber sofrer e tirar as melhores lições das piores situações. Paz e Bem!

Deixe sua opinião