No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Parceria da SDI e Senai oferecerá cursos de marcenaria
Publicado em 30/08/2019

Geral

Foto: Divulgação/FS

Capacitações serão oferecidas na sede do Núcleo Moveleiro

Uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, com o Senai em Bagé, realizará dois cursos profissionalizantes voltados à área de marcenaria. O assunto foi tratado na quarta-feira, entre o titular da SDI, Bayard Paschoa Pereira, o coordenador técnico de Educação Profissional do Senai Bagé, Nivaldo Mueller, a diretora-geral da SDI, Aline Chaves Lopes e a chefe de gabinete, Marta Fuchs.

Segundo o secretário, os cursos visam o desenvolvimento de capacitações para formar jovens e adultos, com o objetivo de atuarem junto aos moveleiros, oportunizando que cresçam profissional e economicamente, aumentando as habilidades, capacidade intelectual e técnicas de trabalho. “Para tanto, firmamos parceria com o Senai para realização de dois cursos: Noções de metrologia direcionada à fabricação de móveis, com carga horária de 12 horas e básico de marcenaria na fabricação de móveis, com carga horária de 80 horas”, detalhou.

A primeira capacitação está prevista para iniciar no dia 23 de setembro, com horário das aulas das 19h às 22h; o segundo terá início no dia 28 de outubro, com aulas até o dia 4 de dezembro. As aulas serão ministradas no prédio do Núcleo Moveleiro do Pampa, na rua Barão do Triunfo.

"O Núcleo Moveleiro do Pampa encontrava-se desativado e  foi reconstituído, inclusive a sede foi totalmente reformada", comentou o secretário. Atualmente, conta com 18 integrantes. O prefeito Divaldo Lara frisou que para viabilizar a realização dos cursos, a prefeitura, por meio da SDI,  adquiriu equipamentos portáteis para as aulas práticas e restaurou os espaços.  Criou um centro de produção e capacitação e estruturou  dois pequenos auditórios para as aulas teóricas.

Segundo Pereira, todas as peças de mobiliário confeccionadas durante o curso serão destinadas para a revitalização do centro de convívio da Prefeitura de Bagé, localizado no Centro Administrativo. Ele também mencionou que o Núcleo Moveleiro do Pampa foi criado para fortalecer as marcenarias de Bagé, com a personalidade e a rusticidade da Campanha. "São móveis carregados de simbologia com a força e o peso da nossa cultura gaúcha", disse.

Deixe sua opinião