No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Lima 2019
Parapan inicia com a maior delegação brasileira da história
Publicado em 23/08/2019

Esportes

Foto: Divulgação/FS

Alcalde estará nas piscinas para disputar os 400 metros estilo Livre, 50m Borboleta, 100m Peito e 200m Medley

Em primeiro lugar no quadro de medalhas dos jogos Parapan Americanos desde a edição do Rio de Janeiro, em 2007, o Brasil também liderou o ranking em Guadalajara 2011 e em Toronto 2015; e inicia hoje a caminhada do Parapan Americano de Lima, com a maior delegação da história. De acordo com o presidente do Comitê Paralímpico brasileiro, Mizael Conrado, são 513 integrantes na delegação brasileira, sendo 337 atletas e acompanhantes (atletas-guia, calheiros e pilotos). “Nossa meta é manter a liderança do quadro geral de medalhas do Parapan”, declarou em comunicado à imprensa.

Entre os 337 atletas brasileiros que estarão nas disputas, um deles terá atenção especial do público bageense. Roberto Alcalde Rodriguez, 27 anos, nasceu com má-formação congênita na coluna vertebral (mielomeningocele), o que afetou os músculos e comprometeu a força e a sensibilidade das pernas. Começou a nadar aos 8 meses por recomendação médica. Chegou a competir em provas de longa distância, com atletas sem deficiência, e conheceu o paradesporto após assistir Clodoaldo Silva competindo – considerado o “Tubarão das piscinas”, multicampeão olímpico e dos jogos Parapan Americanos.

Alcalde vai disputar em Lima as provas de natação nas modalidades 400 metros estilo Livre, 50m Borboleta, 100m Peito e 200m Medley. “A expectativa é boa, principalmente nos 100m peito. Depois dessa competição, vamos direto para o mundial em Londres. As duas competições são bem importantes para mim. Meu foco é não pensar em colocação, mas em fazer um bom tempo. O resto vai ser consequência”, declarou à reportagem do Folha do Sul.

Família de atletas

Os Alcalde Rodriguez, de Bagé, hoje residentes em Florianópolis, estão entre os principais representantes da Rainha da Fronteira em atividade nos esportes. Isso porque a irmã de Roberto, Marina Rodriguez, é uma das revelações brasileiras das Artes Marciais Mistas (MMA), que disputa o Ultimate Fighting Championship (UFC). Logo antes da viagem da delegação a Lima, Marina esteve com o irmão para desejar boa sorte, ajudar a arrumar as malas e deixar um espacinho para as medalhas.

Fique ligado

As competições da natação começam no domingo, 25 de agosto e se encerram no domingo 31.

Alcalde estará na piscina da Villa Deportiva Nacional (Videna), em San Luis, no domingo, 25 de agosto, às 19h06min (horário de Brasília), nos 400 m Livre. Na segunda-feira, 26, ele volta para disputar os 50m Borboleta, às 11h16min. Na quarta-feira, 27, Alcalde estará vai competir nos 100m Peito, às 11h27min. No sábado, 30, a última competição do nadador paralímpico bageense será pelos 200m Medley, que acontece às 19h13min. As disputas terão transmissão ao vivo na pelos canais de TV a cabo SporTV2 e SporTV3. Todas as disputas valem índice para classificação às Paralimpíadas de Tóquio, em 2020.

Deixe sua opinião