Para regrar o tráfego
Publicado em 13/12/2014

Editorial

por Felipe Valduga
felipelvalduga@gmail.com

A proposta do Executivo em ampliar os mecanismos de regramento do trânsito da cidade e, com isso, garantir mais segurança para motoristas pedestres, ganha, hoje, mais um reforço.
Conforme informado pela coordenadoria de Comunicação, a Secretaria Municipal de Transportes e Circulação (SMTC) já instalou e deve ativar, neste sábado, um novo semáforo, dessa vez no cruzamento das avenidas Marcílio Dias e Bento Gonçalves. E isto é apenas o início. Segundo o informe, esta seria apenas a terceira de um lote de dez sinaleiras que deverão ser implantadas até o final do próximo ano, em locais considerados mais críticos, pelos órgãos de fiscalização de trânsito.
E, se por um lado há quem possa criticar a iniciativa, citando que tornará a trafegabilidade já conturbada no centro mais lenta, há de se evidenciar que a segurança deve ser a prioridade.
E convenhamos, semáforo não significa impedimento de circulação, mas regramento do fluxo – em muitas vezes até auxiliando – com o objetivo final de evitar acidentes. Caso contrário, motoristas que deixam de lado as regras estabelecidas em lei continuariam a ultrapassar os limites de velocidade e, em algum momento, ocasionariam acidentes – muitos deles, possivelmente, fatais.

Deixe sua opinião