No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Outono deverá ter fraca incidência do El Niño
Publicado em 21/03/2020

Rural

Foto: Marcelo Pimenta e Silva

Precipitações ainda serão abaixo do volume normal da estação

Com a chegada do outono, a probabilidade de ocorrência do fenômeno de El Niño é de 65%, conforme divulgações do Prognóstico Climático do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo o instituto, a chuva deve ficar entre a média e acima da média em boa parte do país durante a nova estação, inclusive na região Sul. No entanto, a previsão indica chuvas abaixo da média climatológica para o trimestre em áreas diversas da do litoral gaúcho.

Segundo a nota do Instituto, existe um resfriamento da área oceânica próxima à costa da região Sul do Brasil, que contribui para a redução de chuvas nesta área. Aliada a esta situação, tem-se a neutralidade do Oceano Pacífico, que pode acentuar a irregularidade espacial e temporal das chuvas nos próximos meses.

A previsão do clima também indica que as temperaturas médias devem ser próximas ou abaixo da climatologia para os meses de outono. Normalmente, as incursões de massas de ar frio, oriundas do sul do continente, provocam o declínio das temperaturas, com possibilidade de haver a incidência de geadas, principalmente em áreas serranas, à medida que se aproxima do inverno.

Deixe sua opinião