No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Nos últimos 10 anos: Bagé tem o menor número de vítimas fatais no trânsito
Publicado em 27/09/2019

Geral

Foto: Divulgação/FS

SSM realiza diversas atividades durante a semana

Até o momento, os números de acidentes com vítimas fatais no trânsito são os melhores dos últimos 10 anos na Rainha da Fronteira. O secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Luís Diego Soares de Oliveira, relata que esses números retratam a importância da fiscalização dos agentes. "Muitas vezes, a gente ouve a reclamação das multas ou de que não vê os agentes trabalharem, mas eles, junto à Brigada Militar, trabalham muito para termos um trânsito mais seguro. Esses números se refletem isso. Tendo fiscalização, tem respeito", comentou.
O secretário disse ainda torcer para esses números não aumentarem e lembra que, além dos fiscais, a prudência no trânsito é fundamental para que não se tenha acidentes fatais.
Conforme o site do Detran/RS, na pesquisa de vítimas fatais por município, Bagé teve os números mais altos em 2008, com 10 mortes no trânsito; 2009 - 12 mortes; 2012 - 11 vítimas fatais na Rainha da Fronteira. Depois, em 2016, o número caiu para duas; em 2017 e 2018 aumentou para sete e seis, respectivamente. Em 2019, até ontem, foi registrado uma morte nas vias municipais.

Semana Nacional do Trânsito
O Dia Nacional do Trânsito foi instituído no dia 25 de setembro. A SSM realiza durante a semana diversas atividades, acompanhando o que acontece em todo o Brasil. O objetivo é desenvolver conscientização social sobre os cuidados básicos que todo o motorista e pedestre deve ter no trânsito. “É importante debater a responsabilidade, bem como a educação no trânsito. O Brasil é um dos países com mais acidentes de trânsito, nos quais morrem por ano aproximadamente 40 mil pessoas. Dedicamos esta semana para conscientização”, explicou o secretário. 
Aconteceram atividades da Educação para o Trânsito (escolinha de trânsito) no Largo do Centro Administrativo. Em parceria com o Sesc, foi montado um minitrânsito para as crianças, com orientações dos agentes de trânsito e toda a equipe da SSM.
Além de blitz (panfletagem) na avenida Sete de Setembro, esquina com a praça do Coreto. Com o tema “No trânsito, o sentido é a vida” também foram realizadas atividades na Escola Municipal de Ensino Fundamental Mascarenhas de Moraes e na Escolinha Jardim Auxiliadora. No sábado, acontece o passeio ciclístico com a Escola Municipal de Ensino Fundamental General Emílio Luiz Mallet, com participação da ciclo Regert, a partir das 9h. Os participantes irão sair da escola e pedalar até o Parque do Gaúcho; no domingo, a participação da corrida da Unimed.
 

Deixe sua opinião