Morre o empresário bageense José Dalé
Publicado em 15/06/2015

Óbitos

Foto: Reprodução/FS

O empresário José Pinto Dalé, que faria 83 anos no final do mês, morreu, sábado, 13 de junho. As cerimônias fúnebres aconteceram na Maçonaria Sigilo 14, localizada na avenida General Osório, 1475. Às 15h, ocorreu uma despedida maçônica. O sepultamento aconteceu às 17h, no Cemitério da Santa Casa de Caridade de Bagé.

História
Conhecido no âmbito empresarial, Dalé desempenhou muitos papéis em serviços comunitários. Foi presidente da antiga União dos Varejistas de Bagé, delegado e diretor da Associação Gaúcha de Supermercados, presidente do Clube Caixeiral e sócio-fundador da sede campestre, venerável na Loja Maçônica Sigilo,14 durante duas gestões, presidente da Associação Comercial e Industrial de Bagé, a Aciba, presidente do Lions Bagé-Centro e diretor do Sindicato do Comércio Atacadista do Rio Grande do Sul.
Em 1953, José, ao lado do irmão Guilherme, fundou a Dalé Irmão e Cia Ltda. Em 1965, ele fundou sua primeira loja de autosserviço, sendo o pioneiro no ramo do supermercado em Bagé.  Mais tarde, Dalé implantou uma rede de sete lojas. Além disso, eles atuaram no ramo de revenda de automóveis, materiais de construção e construção civil.  Em 1989, a empresa investiu apenas na área da construção civil, contando com a revenda de materiais  e construção de edificações comerciais e residenciais. No ano de 2000, a família deu continuidade ao trabalho, atualmente chamado de Dalé Construtora.

Deixe sua opinião