No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Livro “A Forma Fêmea dos Figos” é inspirado nas mulheres
Publicado em 02/12/2019

Geral

Foto: Reprodução/Heloisa Beckman/ Especial FS

Imagem refere-se à "colheita temporã"

O livro de Luiz Coronel “A Forma Fêmea dos Figos” foi lançado, na quinta-feira, na Casa de Cultura Pedro Wayne.  Na ocasião, aconteceu um recital com a participação especial dos músicos Sérgio Rojas e Lorena Vieira, além de uma sessão de autógrafos com o autor. As ilustrações do exemplar são da artista Heloisa Beckman.

A obra de número 70 de Coronel contém 20 poemas amorosos inspirado nas mulheres. “Acho que vivemos em um mundo que está cheio de certezas raivosas, então quis escrever um livro amoroso. Alguns estão achando que o livro é erótico; já eu acho que, em primeiro lugar, a palavra erótica vem de elos, as alegrias que o corpo tem a ofertar. E isso é muito diferente de pornográfico, que é a deturpação do erótico”, enfatiza.

Segundo Coronel, o título do livro é em homenagem ao bageense Ernesto Wayne, que usava a expressão “a forma fêmea dos figos” - em referência às torres da Catedral de São Sebastião; porém, Coronel refere-se às formas das mulheres.  

Heloisa disse que a parceria iniciou por meio de um convite do autor. “Ele me encaminhou os poemas, selecionei as palavras que mais me marcaram e iniciei as ilustrações”, contou. As 20 imagens que acompanham os poemas foram todas feitas com aquarela. Além disso, a artista ressaltou que sempre gostou de pintar figuras humanas, especialmente mulheres, que é exatamente a proposta do autor na obra.  

Deixe sua opinião