Obra contou com a colaboração de nomes da comissão técnica
Jovem lança e-book com análise sobre a seleção olímpica
Publicado em 07/07/2020

Esportes

Foto: Divulgação/FS

Candiotense Matheus Soares Pereira é o autor de Nosso Lugar no Pódio

É o sonho de muitos jovens no Brasil trabalhar com futebol. A maioria quer atuar dentro das quatro linhas. Porém, um em especial busca uma função diferente: ser analista de desempenho. Esse é o sonho de Matheus Soares Pereira, de 21 anos, que está prestes a dar mais um passo em direção ao seu objetivo, lançando um e-book.
    Nascido em Candiota, Pereira está no oitavo semestre do curso de Direito e pretende cursar também Educação Física, para focar mais na carreira do futebol. Enquanto isso não acontece, o jovem conseguiu algumas oportunidades na área que pretende seguir. Em fevereiro deste ano, ele passou duas semanas realizando um estágio no Botafogo, no Rio de Janeiro. Lá, ele também foi convidado a participar de um curso sobre a parte tática, “mas a pandemia acabou atrapalhando tudo”, lamentou Pereira. Ele também estava atuando como analista de desempenho na equipe do Grêmio esportivo Bagé, mas com a Divisão de Acesso interrompida, o trabalho foi suspenso.
    Durante esse período de paralisação, Pereira buscou novas formas de buscar conhecimento e dividi-lo. Assim, surgiu a ideia de criar um perfil no Instagram e Facebook, intitulado “Linhas de 4”. Nele, Pereira traz breves análises sobre posicionamento e desempenho de equipes. “Tudo isso com uma linguagem simples, que fique acessível para todo o público, mesmo quem não seja um estudioso do futebol”, explica. A página já possui mais de 2,1 mil seguidores, o que motivou o jovem a buscar novos voos.
    Em abril, Pereira lançou o e-book “La Fúria de Del Bosque”, que traz uma análise tática da seleção espanhola de futebol campeã do mundo em 2010. Assim que o livro digital foi lançado, o autor já começou a trabalhar em uma segunda publicação. Desta vez, o foco foi seleção Brasileira, campeã dos Jogos Olímpicos de 2016, sendo o primeiro título olímpico do Brasil.
    O trabalho de elaboração do segundo título, chamado “Nosso Lugar no Pódio”, levou mais de dois meses, englobando a análise de todas as partidas da seleção durante o torneio, transcrição do material e a criação do projeto gráfico. Porém, na fase de finalização do livro, Pereira contou com um apoio de peso. A obra tem prefácio assinado por Rogério Micale e Odair Hellmann, que atuaram como treinador e auxiliar técnico, respectivamente da seleção campeão, e posfácio de Bebeto Sauthier, reconhecido analista de desempenho, com passagens por Santos, Corinthians, Flamengo e o futebol chinês. “O contato com eles foi fácil. O Bebeto foi meu professor em um dos cursos que eu fiz, e o Micale e o Odair eu contatei pelas sociais. Todos foram muito tranquilos e, inclusive, ajudaram na divulgação do e-book”, conta.
    Nosso Lugar no Pódio será lançado digitalmente hoje, a partir das 18h. Nesse horário, Pereira fará uma aula gratuita sobre modelo de jogo de uma equipe. Ao final da aula, o link para a compra do e-book estará disponível para os participantes. O evento de lançamento pode ser acessado pelo link http://mailchi.mp/c222c593e511/aulaomodelodejogo. Já para acompanhar o trabalho de Pereira, basta seguir os perfis Linha de 4 nas redes sociais.

BOX
Serviço
O que: Lançamento “Nosso Lugar no Pódio”, de Matheus Soares Pereira
Como acessar: http://mailchi.mp/c222c593e511/aulaomodelodejogo
Horário: a partir das 18h

Deixe sua opinião