Inscrições para 12ª Agrovino e 2ª Exposição Nacional Romney Marsh estão abertas
Publicado em 26/11/2019

Rural

Foto: João A. M. Filho

Eventos ocorrem de 7 a 12 de janeiro de 2020

Já estão abertas as inscrições para a edição de número 12 da Agrovino  e para a segunda edição da Exposição Nacional da raça Romney Marsh. Ambos os eventos acontecem no parque da Associação e Sindicato Rural de Bagé, de 7 a 12 de janeiro de 2020. As inscrições encerram no dia 3 de janeiro, às 16h. Conforme divulgado pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), os custos para a inscrição de exemplares são:  animais a galpão (R$ 60); lote de rústico (trio com ou sem reserva, R$ 60). As inscrições devem ser feitas apenas pelo site www.arcoovinos.com.br, acesso através da área restrita. É necessário o uso de login e senha para inscrição (dúvidas 53 3242 8422) setor de exposições.  A Arco salienta que as taxas de inscrições para não associados da entidade terão acréscimo de 100% dos valores dos sócios.

A Agrovino é uma iniciativa da Associação Bageense de Criadores de Ovinos (Abaco). É a feira que dá início ao calendário oficial de eventos agropecuários do Rio Grande do Sul. Tem se notabilizado nos últimos anos como um dos principais eventos de verão do segmento ovino, com remates, julgamentos, concursos e palestras.

Programação

Para a edição 2020, a programação iniciará no dia 7, com a entrada dos cordeiros que participarão do concurso de carcaça (das 8h às 12h); o julgamento acontecerá, no mesmo dia, às 14h. Ainda na terça-feira, ocorre a entrada dos animais rústicos e a galpão de todas as raças. Na quarta-feira, dia 8 de janeiro, será feito, às 8h, o abate dos cordeiros do concurso de carcaça, atividade realizada no frigorífico Producarne. Das 8h às 12h, continua a entrada dos animais rústicos e a galpão de todas as raças; às 14h, é a vez do início do julgamento de admissão de todas as raças. Na quinta-feira, dia 9, a partir das 8h, acontece o julgamento de classificação de todas as raças; trios rústicos (a critério das associações de raça poderá ocorrer o julgamento dos animais a galpão). No dia 10 de janeiro, às 8h, será realizado o julgamento de classificação de todas as raças, animais a galpão. À tarde, às 14h, é a vez do remate da 2ª Exposição Nacional da raça Romney Marsh; logo após, será feito o remate de ovinos de rebanho geral e, na sequência, o remate oficial da 12ª Agrovino. No sábado, a partir das 9h, é a vez do concurso de borregas da Emater/RS-Ascar. Ao meio-dia será servido o almoço de confraternização e feita a entrega de prêmios. Às 19h, tem início o remate de produção da Cabanha São Matheus e convidados. No domingo, durante todo o dia, acontece a saída dos animais do parque de exposições Visconde de Ribeiro Magalhães.  

Deixe sua opinião