Incertezas marcam futuro do futebol
Publicado em 19/03/2020

Esportes

Foto: João A. M. Filho

Guarany, a princípio, segue com as atividades

    Com o anúncio da paralisação das competições oficiais de futebol no Rio Grande do Sul, a continuidade do esporte profissional está coberta de incertezas. Oficialmente, a Divisão de Acesso, assim como a Série A do campeonato gaúcho, estão suspensas até o final do mês. Mas, nos bastidores, se fala no cancelamento dos torneios. A expectativa é que a decisão saia na próxima semana.
    Enquanto isso, alguns clubes já paralisaram as atividades, até mesmo de treinamento. O Bagé foi um deles. A diretoria optou por liberar os jogadores dos treinos. Como a grande maioria dos atletas jalde-negros são de fora da cidade, eles devem retornar para as suas casas durante este período. No Guarany, em um primeiro momento, os treinos seguem acontecendo. 
    A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) emitiu uma nota em que afirma que mantém conversas com o Sindicato dos Atletas Profissionais no Estado do Rio Grande do Sul (Siapergs) e o Sindicato dos Empregados em clubes Esportivos e em Federações no Estado do Rio Grande do Sul (Secefergs). Segundo o texto, “a iniciativa reafirma a transparência da FGF e tem como objetivo ajustar parâmetros futuros, a fim de garantir a segurança e salvaguardar os direitos de todos. Ou seja, parece que a federação está se preparando para o cancelamento das competições.
    Quanto à primeira divisão, é praticamente certo que o campeonato não será retomado, já que não há datas disponíveis para a remarcação dos jogos. No caso do Acesso há datas, mas não há saúde financeira para que os clubes aguentem um longo período sem jogos e sem entrada de caixa com a bilheteria.

Deixe sua opinião