No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

IBGE divulga preparação e informações sobre o Censo 2020
Publicado em 13/11/2019

Geral

Foto: João A. M. Filho

População estimada de Bagé em 2019 é de mais de 121 mil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou edital para contratação de um trabalhador para atuar como coordenador censitário de subárea. As inscrições para o processo seletivo já estão encerradas e a prova acontece no dia 8 de dezembro. Mas, para fevereiro, está prevista a abertura de mais dois editais para processos seletivos simplificados: serão 16 vagas para os cargos de agente censitário municipal e agente censitário supervisor; além de 113 vagas para recenseador. Tudo isso para a realização do Censo Demográfico 2020, que será a maior operação de recenseamento já organizada no país, conforme divulgação do IBGE Bagé.
Conforme a coordenadora de área do IBGE Bagé, Laiane Castro Lopes, após aprovação nos processos seletivos, haverá a contratação por ordem de classificação daqueles que atuarão no censo. Os contratados serão treinados e a coleta do censo demográfico iniciará no dia 1º de agosto de 2020, com duração de três meses. Ela comenta que os agentes serão responsáveis por gerenciar e supervisionar o trabalho dos recenseadores, que são os coletores das informações nos domicílios. Ou seja, aqueles que realizam as entrevistas nas residências.
Mas, afinal, quais os principais dados que o Censo 2020 irá apontar? Laiane detalha que haverá, no Censo 2020, dois tipos de questionários que serão aplicados nos domicílios. O questionário básico e o questionário da amostra: o primeiro será aplicado a todos os domicílios, enquanto a amostra será em 10% dos domicílios particulares permanentes.
Ela ainda elucida que o questionário básico, que deve ser aplicado em cerca de 71 milhões de lares brasileiros, tem nove blocos, subdivididos em 26 questões. O questionário da amostra é mais detalhado e conta com 17 blocos, subdivididos em 76 questões.
A coordenadora ainda apresenta os temas que serão pesquisados no Censo 2020: características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho e mortalidade.
O Censo 2020 vai coletar informações em todos os 5 570 municípios do país. Para isso, cerca de 180 mil recenseadores serão contratados, em regime temporário, por meio de processos seletivos. Eles, por meio das visitas, irão apontar os principais aspectos da população brasileira, estimada em 213 milhões de habitantes.
Atualmente, a população estimada em Bagé é de 121 143 habitantes. Laiane explica: "Nos anos em que não realiza censo, o IBGE estima a população, através de metodologia que se baseia na relação da tendência de crescimento populacional do município, observada entre dois censos demográficos consecutivos, com a tendência de crescimento de uma área geográfica maior para as unidades da Federação". No último Censo realizado - em 2010 -, a população de Bagé era de 116 794 habitantes. 
Por fim, Laiane ressalta que dúvidas podem ser sanadas na agência do IBGE em Bagé, localizada na rua Caetano Gonçalves, 1041, sala 2, no Centro. Informações também podem ser obtidas por meio do telefone (53) 3242 4074. 

Deixe sua opinião