Hulha Negra cancela Festa do Colono e não há nova data
Publicado em 22/05/2020

Geral

Foto: Arquivo/FS

Início da pandemia inviabilizou organização dos festejos

No ano em que comemora 25 anos de existência, a Festa do Colono não vai ocorrer. A informação foi confirmada pelo vice-prefeito de Hulha Negra e presidente da comissão organizadora da festividade, Marco Igor Canto. A decisão veio após uma reunião com o prefeito Renato Machado, e um pedido dos demais membros da comissão. Inicialmente, a festa estava prevista para acontecer no final do mês de julho.
Conforme Canto, a organização da festa começa um ano antes. Com o início da pandemia, o foco do município passou a ser evitar que a doença chegasse à cidade, que não tem nenhum caso registrado da covid-19. “A festa sempre é organizada de um ano para outro, por exemplo. Em março, nós já temos todos os expositores definidos. Com essa situação toda ficou impossível organizar a festa”, relata. Além disso, o município também não conseguiu realizar a festa de aniversário de emancipação da cidade, que ocorreria em março. “Era para ser exatamente quando começou a pandemia, aí não teve como fazer”, explica o vice-prefeito.
Por isso, a organização não fala em uma nova data para os festejos, que só devem ocorrer no ano que vem. Segundo Canto, a Festa do Colono recebe cerca de 15 mil visitantes por edição e custa R$ 270 mil para ser montada. Pelo menos cinco meses antes, a comissão inicia a escolha das soberanas da festa e dois meses antes já tem toda a estrutura necessária para o evento. “Não conseguimos fazer nada disso. A escolha das soberanas foi cancelada porque coincidiu com o começo da pandemia. E não podemos fechar os contratos com as empresas que oferecem a infraestrutura, pois não sabemos nem quando o evento pode ser feito”, lamenta.

Deixe sua opinião