No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Grupo dos Relaxados: 90 anos de folia na Terra do Ouro
Publicado em 23/01/2020

Geral

Foto: Divulgação/Grupo dos Relaxados

Amigos fundaram bloco em 1930

Considerado um dos carnavais mais expressivos da região, a folia em Lavras do Sul esse ano terá ares de comemoração para um dos blocos. Intitulado O Rei do Carnaval, o grupo dos Relaxados completa 90 anos em 2020, e é o bloco de salão mais antigo em atividade no país.
O atual presidente do grupo, Paulo Sérgio Corrêa, explica que o título de bloco mais antigo foi dado pelo ilustre integrante do bloco, o ator Paulo José. “De acordo com as pesquisas dele (Paulo José), o Relaxados é o bloco de salão mais antigo em atividade no país. Existiram outros antes, mas todos já foram extintos”, relata. Em uma busca na internet, é possível encontrar relatos de outros blocos mais antigos, como o Cordão da Bola Preta, do Rio de Janeiro, e o Zé Pereira, em Belo Horizonte. Porém, todos eles são blocos de rua, por isso, o Relaxados pode ser considerado o mais antigo nos salões.
Fundação
Em 1930, Breno Bulcão, Lauro Bulcão, Olynto Tavares, Otávio Tavares (Mosico), Pepe Gomes, Antônio Gomes Del Arroio, Benvindo Leite, Diocleciano do Canto (Zezé), Dilon Arostegue, Esmeraldo Machado (Machadinho) e Darcy Brito se reuniram pela primeira vez, dando origem ao grupo dos Relaxados. A justificativa para o nome é que naquela ocasião eles confeccionaram as fantasias com retalhos de tecidos, o que caracterizava desleixo com as roupas. Assim, o grupo criou roupas de palhaços, fazendo com que a figura de humor se tornasse o símbolo do bloco.
Desde então muita coisa mudou e milhares de foliões já passaram pelo bloco. Segundo a organização, no ano passado, o grupo contou com 1 224 integrantes, número que deve ser superado em 2020.
Paulo José
Além da pesquisa, até o ano de 2002, o ator lavrense era presença garantida nos desfiles do bloco. Por isso, no mesmo ano, ele recebeu uma homenagem do grupo. Ainda no mesmo ano, o ator foi diagnosticado com Alzheimer, doença que o obrigou a se afastar das atividades, inclusive a folia na Terra do Ouro. De acordo com o presidente do bloco, é possível que uma das filhas do ator participe do grupo esse ano.
Programação para 2020
Em comemoração aos 90 anos, o grupo prepara uma programação especial. Uma das novidades para esse ano é a mudança no local da sede, que agora fica na rua Doutor Pires, no centro de Lavras do Sul.
Sobre as atrações, a direção do bloco informou que ainda está negociando, porém já há algumas confirmações. Na sexta-feira, 21 de fevereiro, haverá o tradicional Festival da Cerveja. No sábado, a Carol Banda Show será responsável por animar a festa. O domingo será o dia do também tradicional churrasco de carnaval, onde a organização promete ter atrações surpresas. Os passaportes para a festa ainda podem ser adquiridos com os integrantes do bloco, pelo custo de R$ 220 para aqueles que já participam e R$ 250 para novos integrantes. O ingresso dá direito a participação nos cinco dias de folia, acesso livre ao festival da cerveja, que acontece no Clube Comercial de Lavras, participação no desfile dos 90 anos, além da participação em todos os eventos oficiais do grupo durante o carnaval.
Antes da folia, o grupo dos Relaxados terá uma programação de pré-carnaval. No domingo, acontece a Sunset do Relaxa, na praia do Paredão. No dia 31 de janeiro, haverá o jantar dos 90 anos do bloco. No dia seguinte, terá a Festa Tropical do Relaxa. No dia 8 de fevereiro, o grupo participa da escolha da musa do interblocos, que acontece no Ginásio Municipal. Para o dia 12, está prevista a 3ª edição do Assalto dos 90 anos do Relaxa, que deve acontecer na sede do grupo. E nos dias 15 e 16 de fevereiro, o Relaxados participa do Torneio Interblocos 2020, na praia do Paredão.

Deixe sua opinião