Governo do Estado anuncia investimentos em programa Mais Água, Mais Renda
Publicado em 01/05/2020

Rural

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) investiu R$ 1,5 milhão este ano para subsidiar equipamentos de irrigação para 92 produtores rurais por meio do programa Mais Água, Mais Renda. Novos lotes de processos estão sendo selecionados para pagamentos, ainda este ano, conforme a disponibilidade de recursos.
Desde 14 de março, por força de lei, não há mais subvenção sobre projetos novos do programa Mais Água, Mais Renda. “Os contratos firmados até esta data serão respeitados”, afirma o secretário Covatti Filho. A subvenção começou a ser repassada em 2017, beneficiando 702 produtores rurais com desembolso do Estado de R$ 4,5 milhões.
Atualmente, a Seapdr está em tratativas com a Fepam para atualizar a Licença de Operação do programa e adequá-la às novas conjunturas e demandas no prazo de um ano, período de postergação da atual licença.
O programa Mais Água, Mais Renda tem como objetivos incentivar, fomentar e facilitar a expansão da área irrigada no Rio Grande do Sul. Com essa visão, em oito anos a iniciativa implantou diretamente sistemas de irrigação em 86. 140 hectares, beneficiando 3 640 famílias de produtores.
Além disso, o programa induziu a implantação da irrigação no Estado em uma proporção de 40%, elevando, com sua influência, a mais do dobro da área irrigada existente antes do Mais Água ,Mais Renda. Atualmente, estima-se que a área irrigada em terras altas no Estado é de 220 mil hectares, distribuídas em 75% dos municípios gaúchos.

Deixe sua opinião