No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Final do Freio Jovem
Ginetes de Aceguá buscam novas conquistas em Esteio
Publicado em 20/08/2019

Rural

Foto: Felipe Ulbrich/Especial

Antonella Blanco Suñe: conduzindo Medalhão da Cabanha Santa Fé

O segmento da raça Crioula envolve gerações das mais diversas idades. Na Expointer, além da prova máxima do Cavalo Crioulo, o Freio de Ouro, outra disputa chama a atenção, simplesmente por ressaltar o futuro da própria raça. É a Final Nacional do Freio Jovem que reúne crianças e jovens que demonstram com os exemplares que conduzem, habilidades de adultos como ginetes. De acordo com informações da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), ao longo do ciclo, mais de 115 jovens ginetes participaram de 123 provas em diversas cidades. Com isso, participarão em Esteio, 192 animais inscritos em oito categorias do Freio Jovem.

Em Esteio, até 87 jovens competidores ranqueados disputarão as finais das categorias: Infantil Feminino A, Infantil Masculino A, Infantil Feminino B, Infantil Masculino B, Juvenil Feminino, Juvenil Masculino, Junior Feminino e Junior Masculino. O destaque fica para as categorias Infantil Masculino B e Juvenil Feminino que apresentaram um aumento no número de animais inscritos nas provas em relação ao ano anterior.

A própria entidade ressalta a participação de dois jovens talentos da região da Campanha que já obtiveram premiações no ano passado: Antonella Blanco Suñe e Francisco Cachapuz Moglia, ambos de Aceguá. No ano passado, no Freio Jovem, Antonella, conquistou Ouro e Prata na categoria Feminino B, com Medalhão da Cabanha Santa Fé, da Cabanha Santa Fé e Cabanha Santa Antonella, de Aceguá. Agora, a competidora fechou as credenciadoras do ciclo 2019, no topo do ranking da categoria Infantil Feminino B. Já Francisco, também duplamente premiado no ciclo anterior na categoria Infantil Masculino A, com Palmas Peñaflor Ponteado, da Cabanha Cala Bassa, de Aceguá, retorna a Esteio, desta vez na categoria Infantil Masculino B, onde o ginete também fechou as classificatórias deste ciclo no topo do ranking.

Deixe sua opinião