Gauchão deve ser adiado mais uma vez
Publicado em 30/06/2020

Esportes

Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini/ Especial FS

Em entrevista para a Rádio Gre-Nal, secretário de esporte e lazer projetou campeonato para agosto

A última atualização do governo do Estado sobre as bandeiras do distanciamento controlado jogou o Campeonato Gaúcho para mais longe. Na tarde de ontem, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE), informou que a análise técnica para o retorno do Gauchão, com base nos indicadores epidemiológicos, ainda não foi concluída. Com isso, o governo pediu um prazo maior para a análise sobre a volta do certame.
O principal ponto que fez com que o Piratini ampliasse o prazo foi a quantidade de bandeiras vermelhas que estão válidas na nova atualização do sistema de distanciamento controlado. Praticamente todas as cidades que foram apontadas pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) estão classificadas na bandeira vermelha, considerada de risco alto para a contaminação por covid-19. Das seis cidades escolhidas (Porto Alegre, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Pelotas), apenas Pelotas não está em bandeira vermelha.
Nesta semana, o governo anunciou ajustes nos protocolos do modelo mesmo para essas cidades com classificação de alto risco para a covid-19, o que permitiu a sequência das atividades esportivas individuais (treinamentos físicos). Outro ponto que gera dúvida aos técnicos do governo do Estado, que deverá ser ajustado, conforme sugestão da SGGE, é a data apontada pela FGF para o reinício da competição, 19 de julho. “Com um prazo maior de análise, e avaliando comportamento durante esta fase de regras mais rígidas nas referidas regiões de bandeira vermelha, o Estado terá mais dados para embasar uma decisão final sobre a data de retomada do Campeonato Gaúcho. No momento, a estimativa é que a conclusão aponte que esse retorno possa ocorrer entre o final de julho ou começo de agosto”, informou o governo estadual por meio de nota.
O secretário estadual de esporte e lazer, Francisco Vargas, refutou a possibilidade de retorno do Gauchão no próximo mês, em entrevista concedida, ontem, ao programa Café com Futebol, da Rádio Gre-Nal. “Eu, infelizmente, não sei dizer quando vai reiniciar o Gauchão. Mas não existe a possibilidade de retorno no dia 19 de julho. Há alguma possibilidade de ser no dia 2 de agosto”, apontou o secretário. Também durante a entrevista, o titular da pasta classificou como “desrespeitoso o retorno do futebol no Rio de Janeiro”, em referência à volta do Campeonato Carioca.

Mais dois casos positivos no campeonato
O departamento médico do São Luiz comunicou o resultado positivo para a covid-19 de dois atletas da equipe. Lucas Carvalho da Silva e Lúcio Hernandes da Silva estão assintomáticos e cumprirão isolamento durante 14 dias, seguindo o protocolo das autoridades sanitárias. Outros atletas e dirigente farão isolamento preventivo, já que tiveram contato com os jogadores infectados. Os atletas só poderão retornar as atividades após uma nova rodada de testes.
Cidades sugeridas pela FGF para a realização do Gauchão
Cidade                       Bandeira      Jogos
Porto Alegre               Vermelha        5
São Leopoldo             Vermelha        2
Novo Hamburgo         Vermelha        3
Caxias do Sul             Vermelha        5
Bento Gonçalves        Vermelha        2
Pelotas                       Laranja           1

Deixe sua opinião